Entre as competências exigidas de um professor para o século XXI está a de
agir como um curador de conteúdos. A curadoria de conteúdos tem sua origem no
termo latino “curare”, que significa cuidar, portanto, esse professor deve entrar nessa
dinâmica de criação de conteúdos com as competências suficientes para poder
transformar informação em conhecimento. Por que essa competência é tão
importante atualmente?
A) Porque assim o aluno é estimulado a utilizar mais os recursos tecnológicos dentro do contexto educacional, uma vez que consegue configurar diferentes parâmetros em sistemas de informação, deixando claro que dominar a tecnologia é o mais importante.
B) Porque ajuda a desenvolver um tipo de filtro das informações veiculadas na grande rede e permite, assim, veicular com mais frequência as Fake News.
C) Porque desenvolve no aluno uma habilidade de maturidade em suas escolhas sobre o contexto estudado ou apresentado, evitando, assim, julgamentos tendenciosos.
D) Porque faz com que o aluno tenha noção exata dos critérios de mensuração de resultados dentro das pesquisas que estimulem a disseminação de termos pejorativos.
E) Acaba não ajudando tanto o aluno, uma vez que as informações disponibilizadas já se encontravam na rede e a vulnerabilidade para qualquer pessoa é certa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C. Porque desenvolve no aluno uma habilidade de maturidade em suas escolhas sobre o contexto estudado ou apresentado, evitando, assim, julgamentos tendenciosos.
Explicação:
Não é só uma questão de uso de recursos tecnológicos ou de extremo domínio sobre eles, mas saber diferenciar conteúdos de aspectos pejorativos e até falsos daquilo que realmente é relevante.
Com o desenvolvimento da maturidade em suas escolhas, fica à disposição do público interessado um novo modelo de escola contemporânea que não tem mais como função primordial fornecer aos estudantes apenas conteúdos e explicações instrumentais sobre a aplicação desses em situações pontuais, mas passa a capacitar o sujeito com experiências de aprendizagem que façam dele um indivíduo capaz de usar o seu pensamento crítico e aprender a separar o joio do trigo, metáfora que poderíamos entender por separar o que é FAKE (falso) do que pode apresentar valor fidedigno, principalmente no ciberespaço. Escolhas que de algum modo possam favorecer o desvio ético na conduta do futuro professor ou pedagogo não acrescentam na formação profissional, exceto no sentido de saber como não se deve agir.
Resposta:
C
Explicação:
Porque desenvolve no aluno uma habilidade de maturidade em suas escolhas sobre o contexto estudado ou apresentado, evitando, assim, julgamentos tendenciosos.