História, perguntado por marianabatist7, 9 meses atrás

Entre as características que marcaram a vida europeia na Baixa Idade Média, não seria correto incluir: *

A) O apogeu do Sistema Feudal.
B) O Renascimento Comercial e Urbano.
C) As Cruzadas.
D) A formação das Monarquias Nacionais.
Respondam por favor é urgente


marianabatist7: Mas afinal de contas qual é a resposta?

Soluções para a tarefa

Respondido por isistsoeirop9gscu
3

Resposta:

Baixa Idade Média foi um período específico da Idade Média que se estendeu do século XI ao século XV. Nele, a Europa Ocidental presenciou o auge do feudalismo mas também a sua decadência e o surgimento de uma nova ordem. A Baixa Idade Média é conhecida como um século de crise que delimitou o fim da Europa medieval — embora muitas características do medievo tenham persistido nos séculos seguintes.

Periodização

Importante falar que a definição de uma Baixa Idade Média é uma criação dos historiadores modernos, que convencionaram dividi-la em dois grandes períodos, que são:

Alta Idade Média: século V ao século X;

Baixa Idade Média: século XI ao século XV.

Acesse também: Amor cortês medieval – caracterizado pela idealização da pessoa amada

Características

A Baixa Idade Média é considerada o período do auge do feudalismo no medievo. Esse ápice deu-se entre os séculos XI e XIII, sendo o período anterior a isso de formação, e o posterior, de decadência e formatação de uma nova organização política, econômica e social na Europa Ocidental.

O feudalismo é, portanto, o conceito base para entendermos o funcionamento da sociedade europeia na Baixa Idade Média. Esse conceito não se refere apenas ao seu sentido econômico de exploração da terra pelos camponeses/servos, presos a ela pela relação existente entre eles e o senhor feudal. O feudalismo envolve aspectos muito além do econômico, que são: político, social e ideológico.

A Baixa Idade Média presenciou o aumento populacional e o crescimento urbano.

A Baixa Idade Média presenciou o aumento populacional e o crescimento urbano.

Dentro dessa estrutura, os feudos são o lugar de maior importância. Em um mundo ruralizado, no qual a exploração da terra era a principal forma de sobrevivência, a concentração populacional dava-se neles. Os feudos eram terras dos nobres oriundas da riqueza familiar ou da relação de fidelidade com o rei.

Assim, os principais locais da Baixa Idade Média eram: o feudo, que incluía castelo, terras e instalações, e a floresta, da qual se retirava a lenha e caçava-se animais, por exemplo. Nesse período dois locais comuns, além dos citados, eram: as aldeias (formadas ao longo da Alta Idade Média) e a Igreja.

O camponês estabelecido no feudo tinha uma relação de servidão com o senhor feudal e não poderia abandonar a terra. A posição do senhor feudal era hereditária, portanto, transmitida aos filhos, e o camponês tinha de ressarci-lo pelo direito de usar a terra e as instalações nela. O direito do senhor feudal de possuir e explorar a terra e de cobrar os impostos dos camponeses instalados lá era oriundo da relação de vassalagem que ele tinha com o rei.

Acesse também: Catarismo - uma das principais heresias da Idade Média

A relação de vassalagem do rei com seus nobres surgiu no século VIII, no Império Carolíngio. Nela o rei cedia parte de seu território para os nobres e, em troca, recebia a fidelidade deles, que garantiam auxiliá-lo na administração do império. Nos momentos de guerra, esses nobres disponibilizavam suas tropas para defender o reino.

No âmbito social, esse período não foi muito diferente da Alta Idade Média, pois os três grandes grupos sociais eram a nobreza, formada pelos reis e nobres; o clero, formado por representantes da Igreja; e os camponeses, em sua grande maioria, servos que trabalhavam nas terras que pertenciam à nobreza. Tratava-se de uma sociedade estamental, isto é, marcada por pouca ascensão social.

A Baixa Idade Média, por sua vez, passou a presenciar significativas mudanças sociais, sobretudo a partir do século XII, quando a população urbana começou a crescer. Gradativamente, as cidades voltaram-se contra o processo de feudalização e geraram a possibilidade de surgimento de novos grupos sociais, como a burguesia.

Esse foi um período de grandes mudanças, e essas transformações foram responsáveis por abrirem o caminho para o fim do período medievo. A Baixa Idade Média foi uma época de crescimento urbano e comercial, de consolidação do poder dos reis, de formação de Estados Nacionais, de surgimento de línguas nacionais etc.

Explicação:


marianabatist7: Qual é a resposta vey?
Perguntas interessantes