Entre aproximadamente 1050 e 1250 [...], ocorreu uma revolução agrícola que alterou, de todo, a natureza e aumentou muitíssimo a produção dos campos da Europa.
Um dos primeiros e mais importantes avanços na agricultura foi o emprego do arado pesado. [...] No decurso da Idade Média inicial, criou-se um arado bem mais pesado e eficiente, capaz de lavrar as terras do norte. Além disso, esse novo arado era dotado de novos componentes que lhe permitiam revolver os sulcos e arejar perfeitamente a terra. Os benefícios foram imensos.
Ao emprego do arado pesado, ligou-se, de perto, a introdução da rotação de cultivos denominada sistema de três campos.
Uma terceira inovação importante foi o emprego de moinhos. [...] Assim que os europeus dominaram a complexa tecnologia da construção de moinhos de água, voltaram a atenção para o aproveitamento da energia eólica: por volta de 1170, construíram seus primeiros moinhos de vento. Outras inovações foram o carrinho de mão e a grade de destorroar, um implemento que era puxado sobre a terra, após a aradura, para aplainar a terra e misturar as sementes.
O fragmento faz referência às diversas inovações tecnológicas experimentadas pelos europeus na transição da Alta Idade Média (século V ao X) para a Baixa Idade Média (século XI ao XV). Tais inovações permitiram
A) o aumento da produção agrícola, a formação de excedentes, a retomada do comércio e a gradativa consolidação da classe burguesa.
B)o aumento da produção agrícola, assim como o fortalecimento do sistema feudal e das relações servis de produção.
C) o aumento da produção, a criação dos laços de suserania e vassalagem, e o declínio do poder da Igreja.
D) o aumento da produção, o declínio das atividades comerciais urbanas e o fortalecimento da nobreza.
E) o aumento da produção, a descentralização do poder político e o desaparecimento das relações escravistas de produção.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
A) o aumento da produção agrícola, a formação de excedentes, a retomada do comércio e a gradativa consolidação da classe burguesa.
Explicação:
As inovações tecnológicas que o historiador Edward Burns menciona em sua obra permitiram, a partir do século XI, um significativo aumento na produção agrícola europeia, proporcionando o aparecimento de excedentes, a gradativa retomada das atividades comerciais/urbanas e a ascensão da burguesia.
naassomcardosodeal:
como eu sei se esta certo
Perguntas interessantes
Inglês,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás