Entre a dinâmica política e a lógica religiosa encontramos um dos campos da vida coletiva em que o fanatismo encontra terreno fértil para se desenvolver. Em tempos passados da história os poderes político e religioso estavam frequentemente concentrados em uma mesma autoridade, o rei ou o imperador e um marco histórico e significativo para separação desses domínios da vida social se deu na eclosão da Revolução Francesa (1789).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Com a afirmação dos direitos civis e políticos dos movimentos liberais do século XVIII, afirmou-se a liberdade de crença, permitindo que cada indivíduo professasse sua fé independente da religião adotada.
PORQUE
II - Ninguém pode ser molestado por suas opiniões, incluindo opiniões religiosas, A manifestação religiosa poderia ocorrer a qualquer tempo com a permissão de professar a sua fé, sem preocupação com a ordem pública ou em consonância com a sociedade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A Revolução Francesa foi extremamente importante para a eclosão dos movimentos liberais do século XVIII, de forma que a intolerância religiosa pudesse ser reprimida, como uma forma de se manter a liberdade de expressão das pessoas (Ambas corretas e a II justifica a I).
Liberdade de Expressão na Europa Moderna
A Europa do século XVIII passou por inúmeras transformações positivas, principalmente com o advento do Iluminismo, que passou a priorizar a liberdade de expressão, como a liberdade religiosa.
Pautada nos ideais da Revolução Francesa, este momento permitiu que as pessoas pudessem ter suas fés respeitadas, assim como adentrou em uma nova dinâmica política e religiosa.
Mais sobre liberdade de expressão na Europa moderna: brainly.com.br/tarefa/25263403
Anexos:
aisealcantara19:
resposta (D) I é verdadeira e II é falsa
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Sociologia,
6 meses atrás
Química,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás