Entre 1992 e 1995, uma Guerra Civil mudou a história da Europa balcãnica, criando um novo país independente — a Bósnia. Qual foi a realidade sistêmica que gerou condições favoráveis a essa transformação histórica?A)A expansão e o aprofundamento do processo de integração regional.B)A redistribuição de poder entre as potências tradicionais e os países emergentes, como China, Índia e Brasil.C)As transformações econômicas da passa-gem para uma economia da informação.D)O fim da Guerra Fria criou condições para a emergência de forças nacionalistas e/ou separatistas em diversas partes do mundo. Um conjunto de mecanismos que garantiam a ordem ou congelavam conflitos se desestruturou.E)O fim da Guerra Fria produziu novos conflitos na medida em que os Estados Unidos se voltaram para seus problemas internos e abandonaram seu papel hegemõnico.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
É correta a alternativa D, já que o fim da Guerra Fria foi um sinônimo da destruição da União Soviética, que era o poder hegemônico que mantinha a ordem política estabelecida naquela região.
Os Bálcãs, assim como a Ásia Central, se tornaram, então, regiões fortemente disputadas por grupos políticos de inspiração nacionalista que desejavam tomar para si o controle de territórios e recursos naturais importantes, tendo motivado inúmeros massacres, que não foram impedidos pela ONU, que apenas assistiu, sem fazer nada, o genocídio na Bósnia.
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás