Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob o regime de ditadura militar que restringiu as liberdades individuais e políticas, censurou a opinião pública, a imprensa e as artes, criminalizando e torturando opositores. Apesar de todos esses cerceamentos, não é incomum encontrar nas redes sociais comentários de que a Educação no tempo dos militares era melhor. a falta de informação sobre a Educação durante a ditatura militar revela a ausência de memória do que realmente ocorreu naquele período no Brasil. A chamada justiça de transição envolve três aspectos igualmente importantes, que são justiça, memória e verdade. A insuficiência das políticas de memória faz com que grande parte dos brasileiros não saiba até hoje o que aconteceu de 1964 a 1985, inclusive a respeito dos aspectos educacionais pontua.
Acerca do contexto citado acima, quanto a Educação no Brasil durante a Ditadura Militar, analise as afirmações a seguir considerando "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Uma série de reformas foram feitas no Ensino Secundário e no Ensino Superior.
( ) Reformas no Ensino uniram as disciplinas de História e Geografia em uma única disciplina, a disciplina de Estudos Sociais.
( ) O professor de Estudos Sociais poderia lecionar ainda a disciplina de Educação Moral e Cívica.
( ) Um mesmo profissional atuando em disciplinas distintas, sem uma formação específica, não era algo que colocava em risco no que tange a História, a compreensão das temáticas dos processos históricos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas
Alternativa 1
V, V, F, V.
Alternativa 2
V, V, V, F.
Alternativa 3
F, V, V, V.
Alternativa 4
F, F, V, V.
Alternativa 5
V, F, V, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
F,V,V,V
Explicação:
F- Uma série de reformas foram feitas no Ensino Secundário e no Ensino Superior. (Tínhamos uma rede física expandida, mas totalmente sucateada; os investimentos em educação foram reduzidos)
V-Reformas no Ensino uniram as disciplinas de História e Geografia em uma única disciplina, a disciplina de Estudos Sociais.(Era um ensino menos intelectualizado. Juntaram História e Geografia em uma única disciplina. mas foi em 1971 que oficialmente a matéria História foi abolida do currículo escolar)
V- A disciplina de Educação Moral e Cívica tornou-se obrigatória durante a ditadura militar, no ano de 1969. Basicamente, tratava-se de uma disciplina de modo a estimular o civismo entre os alunos. No entanto, passou a ser um meio de difundir os ideais do regime totalitarista que permeava o Brasil naquela época.
V- . Era um ensino raso. Os professores não tinham domínio de todo o assunto. Sem falar que os livros tinham um carimbo de que era autorizado pela censura.
Resposta:
Alternativa 2 VVVF
Explicação:
Afirmação 1 é confirmada na pagina 31;
Afirmação 2 é confirmada na pagina 31;
Afirmação 3 é confirmada na pagina 31;
Afirmação 4 é falsificada na pagina 31-32;