entre 1930 e 1960 houve uma mudança de enfoque dos estudos sobre as manifestações culturais populares, qual foi está mudança ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
as principais mudanças na economia brasileira na década 1930 e explora a interrelação entre o desempenho de suas principais variáveis com as mudanças políticas e institucionais advindas com a “Revolução de 1930”. Para tanto, enfoca alguns pontos que resultam de pesquisas mais recentes do autor, em um diálogo com a literatura pregressa, a saber: (a) os segmentos sociais que lideraram o movimento revolucionário, mormente a participação do empresariado industrial, haja vista o forte crescimento industrial do período analisado, marco do processo de substituição de importações; (b) a existência ou não de uma política deliberada, por parte do governo, de industrialização; e (c) o cotejo entre a política econômica realizada com o previsto nos modelos de “populismo econômico”, e conclui pela inadequação dos mesmos para explica-la
bieldogueto:
vlw
Respondido por
11
Resposta:
Nessa época surgiu e ganhou força a abordagem funcionalista, que buscava uma compreensão maior sobre a relação entre as partes do “todo” que formaria a sociedade. A ideia dessa abordagem era compreender verdadeiramente como cada sociedade funciona, para refletir também sobre a mudança social (contribuindo com o debate corrente na época, mencionado na questão anterior). A cultura popular deixa de ser considerada um mero vestígio do passado e passa a ser vista como manifestação cultural legítima e dinâmica das camadas populares, articulada ao conjunto de transformações urbanas e sociais.
ESPERO TER AJUDADO!
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás