Química, perguntado por pcamoles, 1 ano atrás

Entre 1862 e 1870 , Dimitri Ivanovic Mendeleev e Julius Lothar Meyer propuseram concomitantemente tabelas precursoras da tabela periódica moderna. A proposta de ambos circulou correntemente nos meios científicos até o início do século XX, quando os estudos de frequência emitida de raios X do assistente de Ernest Rutherford, Henry Gwyn Jeffreys Moseley, definiram a proposta de Mendeleev como a mais adequada. Qual a diferença entre as propostas e como o estudo de Meyer definiu o assunto?

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
4

Olá,

A tabela periódica é ferramenta importante e significativa na informação dos elementos químicos e suas propriedades. De forma organizada, informa as características e propriedades dos elementos químicos e sua organização.

Desde a sua criação, tem passado por várias modificações, mostrando a evolução e aperfeiçoamento, em organizar elementos químicos com propriedades físicas e químicas de maneira mais evidente.

No século XVIII, surgem as primeiras tentativas baseadas nas características e propriedades que as substâncias elementares demonstravam, pois ainda não era  conhecida a descontinuidade da matéria. Foi somente no século XIX, que os elementos conhecidos na época, foram agrupados e dispostos em linhas horizontais, com base nas suas características, permitindo a Lothar Meyer e Dimitri I.Mendeleev, proporem a tabela periódica, muito próxima da atual.

Em 1869, Mendeleev descrevia o peso atômico como característica única e fundamental  de um elemento químico, pois independia da temperatura e de outras variáveis. Dispôs os elementos em ordem crescente de peso atômico e por similaridade entre os elementos. Organizou então, os 63 elementos  conhecidos na época com o símbolo do elemento, a massa atômica e suas propriedades físicas e químicas.

Com a descoberta do raio X, em 1895, percebeu-se que a radiação penetrante era  originária e característica do próprio elemento, desenvolvendo-se então, o conceito de número atômico e interpretou fisicamente a ordem dos elementos na tabela periódica,  fazendo com que o número atômico passasse a ser a variável independente da lei periódica.

Em 1933, Mosseley descobriu que o número de prótons no núcleo de um átomo, era sempre o mesmo. Este usou essa ideia para o número atômico de cada átomo. A  partir disso, a tabela periódica de Mendeleev foi reorganizada, baseada no número atômico dos elementos químicos e os elementos arranjados de acordo com o aumento do número atômico.


Respondido por AdaoeEva
2

C A principal diferença era que a tabela de Mendeleev usava como referência o número atômico e a de Lothar Meyer usava a massa atômica como referência. Moseley mostrou que, quando os átomos eram bombardeados pelos raios catódicos, eles emitiam freqüências raios X únicas, e, assim, determinava os valores dos números atômicos, o que tornou esse o parâmetro mais adequado.

Você acertou!

ALTERNATIVA CORRETA (Conforme Aula 3, Tema 1, Item 1.2)

Perguntas interessantes