História, perguntado por valdirene6548, 1 ano atrás

Entre 1851 e 1870, a atuação do Império do Brasil foi marcada, no plano internacional, pelas intervenções militares na região do Rio da Prata, área de grande interesse do Brasil. Esta atuação não era a única direção da política externa imperial, nem com relação aos demais países da América do Sul, onde havia interesses em jogo, e nem, principalmente, com relação aos países europeus e aos Estados Unidos. a) Explique as grandes linhas de atuação da política externa do Império Brasileiro, apresentando dois motivos pelos quais o governo Imperial adotava tais condutas.b) Relacione a ação do governo Imperial na Região Platina com os objetivos estratégicos traçados pela política interna do Império e com os interesses de, pelo menos, um dos grupos sociais envolvidos na Questão do Prata.

#UFF

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
7

A - Na política externa o Brasil procurava se alinhar diplomaticamente com os Estados Unidos na defesa da Doutrina Monroe ("A América para os americanos") e se impor, pela via militar, aos países vizinhos, buscando se armar e equipar de modo a ocupar na posição de maior potência/potência hegemônica no Atlântico Sul.

B - O governo agiu, em especial depois da Farroupilha, de modo a beneficiar os produtores brasileiros de charque ao agir na Região Platina, buscando expandir o seu domínio sobre o Rio da Prata e expandir zonas de pasto. Como este grupo era o grande poder político regional, fazê-lo beneficiava ao Império.

Perguntas interessantes