Entre 1835 e 1845, uma intensa agitação social expressava a opressão e a miséria das camadas populares marginalizadas social politicamente. Nesse período, situado grosso modo entre as regências e o início do Segundo Reinado, algumas insurreições ameaçaram a frágil unidade nacional. O mapa a seguir ilustra algumas rebeliões regências.
a) Identifique - as e apresente suas características.
b) Em 1834 foram adotadas pelo governo regencial medidas de caráter liberal. Quais as modificações introduzidas no país Ato Adicional? Por que isso foi considerado uma experiência republicana no Império ?
Soluções para a tarefa
a)As revoltas ocorridas no Período Regencial foram:
1)Cabanagem (1833-1836), ocorrida no atual estado do Pará:
Foi uma revolta realizadas pelos cabanos que representavam a população mais humilde da província, formada por pescadores, carpinteiros, lavradores mais humildes, indígenas, ex-escravizados e alguns membros das elites que buscavam maior autonomia em relação ao governo central.
A revolta foi causada pelas condições sociais desfavoráveis em que viviam os habitantes, por conflitos entre portugueses e os habitantes da região, a violência por parte do presidente da província.
A população chegou a ocupar o poder de toda a província, mas as tropas do Rio de Janeiro, realizaram a repressão violenta dos manifestantes dando fim a revolta.
2)Balaiada (1838-1841), ocorrida no atual Maranhão:
Foi um movimento de caráter popular, que ocorreu principalmente devido à decadência econômica do algodão, que naquele período concorria com o algodão produzido no sul dos Estados Unidos.
Os principais membros da revolta e que mais sofriam com os problemas econômicos era a população mais pobre formada por vaqueiros, sertanejos e escravizados. Um dos líderes do movimento, fabricava balaios, de onde veio o nome da revolta. Havia também um grupo formado por profissionais urbanos, denominados Bem-te-Vis.
A população tomou o governo que foi entregue aos Bem-te-Vis, que temendo a revolta popular, passaram a apoiar as tropas do governo central que conseguir terminar com o movimento.
3)Sabinada (1837-1838), ocorrida na província da Bahia:
O movimento ocorreu através da liderança do médico e jornalista Francisco Sabino.
A revolta tinha como principal objetivo proclamar a República provisória da Bahia até que D. Pedro II se tornasse o imperador do país, quando atingisse a maior idade.
Entre as causas da revolta estão a ausência de oportunidade de participação política das camadas médias da Bahia. A revolta teve como principais grupos as camadas formadas pela classe média urbana baiana, população mais pobre e alguns escravizados que desejavam conseguir a sua alforria.
Foi implantado uma república provisória na região, mas que foi combatida pelas tropas regenciais que terminou com o movimento.
4)Revolução Farroupilha (1835-1845), ocorrida no Rio Grande do Sul:
Essa revolta ocorreu devido aos altos preços do charque (carne seca) e a concorrência do produto com o mesmo produto da região platina, que tinha mais benefícios dentro do território brasileiro.
A revolta foi realizada pelos estancieiros (grandes criadores de gado) da região que declararam a República Rio Grandense e a República Juliana, em Santa Catarina. O estancieiro Bento Gonçalves foi o grande líder da revolta. Com as declarações de independência, tem início negociações de paz com os revoltosos da região.
Diferentemente do que ocorreu com as outras revoltas, onde foram reprimidas com grande violência por parte do governo e com um grande número de mortes, a revolta nesse caso, por ter sido promovida por membros da elite, terminou com acordos de paz e o atendimento a algumas reivindicações dos revoltosos.
b)As modificações trazidas pelo Ato Adicional foram:
- A criação de Assembleias Provinciais, que tinha direito de votar leis sobre alguns assuntos;
- Transformou a Regência Trina em Regência Uma;
- O regente passou a ser eleito através do voto direto, secreto e censitário;
- Acabou com o Conselho de Estado;
- O Rio de Janeiro se transformou em um município neutro.
O Ato Adicional de 1834, foi considerado uma experiência republicana no Império, porque as medidas adotadas trouxeram mais autonomia política para as províncias, semelhante ao modelo federalista que é observado em uma República.
Além disso, o poder central estaria nas mãos de uma única pessoa, como também ocorre em um regime republicano.
O Período Regencial
O Período Regencial (1831-1840), foi um período em que o Brasil foi governado por regentes, pessoas designadas para governar o Brasil, enquanto o futuro imperador do Brasil, na época com 5 anos, aguardava a sua maior idade.
Foi um dos períodos de grandes agitações sociais no Brasil, onde ocorreram inúmeras revoltas separatistas que ameaçavam a unidade territorial do país.
As medidas adotadas durante esse período e que davam maior liberdade para as províncias, se chocavam com os interesses das elites que observaram diversas revoltas populares se espalharem pelo Brasil, ameaçando a hegemonia que possuíam.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o Período Regencial em: https://brainly.com.br/tarefa/7706856
#SPJ1