História, perguntado por alissond96, 9 meses atrás

Entre 1808, com a abertura dos portos, e 1850, no auge da centralização imperial, modificara-se a pacata, fechada e obsoleta sociedade. O país europeizava-se, para escândalo de muitos, iniciando um período de progresso rápido, progresso conscientemente provocado, sob moldes ingleses. O vestuário, a alimentação, a mobília, mostram, no ingênuo deslumbramento, a subversão dos hábitos lusos, vagarosamente rompidos com os valores culturais que a presença européia infiltrava, juntamente com as mercadorias importadas.

​FAORO, Raymundo. Os donos do poder-formação do patronato político brasileiro. Globo Livros, 2013.
A partir da interpretação do excerto avalie as afirmativas a seguir.

I. Os ingleses, a partir da abertura dos portos, se tornou um parceiro comercial importante por ser o principal fornecedor de um “produto” caro no período da escravidão: o negro. Eram os britânicos que negociavam a mão-de-obra em países como Sudão e Angola e enviavam para o Brasil.
II. O interesse Inglês no Brasil estava relacionado à matéria-prima açúcar. Esse caro produto em fins do século XIX foi determinante na primeira fase industrial de 1780 a 1830. Com o tratado de 1810, os industriais ingleses tiveram acesso ao produto de forma direta, em especial no Maranhão.
III. Em especial o trecho “progresso conscientemente provocado” evoca, entre outros elementos, a influência inglesa na abolição da escravatura brasileira. Haja vista a geração do fluxo de renda interna enquanto fomento para o mercado, ampliando o horizonte comercial da Inglaterra, dentro do contexto da Revolução Industrial.

​É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
III, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por miguelsapfa
1

Resposta:

alternativa 4 .......

Respondido por GugaNerd
1

Resposta:

Alternativa 4

ESPERO TER AJUDADO FUI

Perguntas interessantes