História, perguntado por igorrafaelmoraes34, 6 meses atrás

- Entre 1750 e 1777, o primeiro-ministro português Sebastião de Carvalho e Melo, conhecido como Marquês de Pombal, comandou a política e a economia portuguesas. A respeito desse período da história portuguesa e do Brasil, é INCORRETO afirmar que: * 1 ponto a) O período pombalino pode ser caracterizado como de “Despotismo Esclarecido”, visto que foi marcado por medidas modernizantes, mas também manteve a centralização e o fortalecimento do poder real. b) O governo pombalino reforçou a escravidão indígena, visando a solucionar o problema da mão-de-obra nas colônias e reduzir a dependência do tráfico atlântico. c) A transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro foi motivada pela crescente importância das regiões mineradoras do sudeste. d) Pombal adotou práticas típicas do mercantilismo, visando a fortalecer os comerciantes portugueses para que pudessem competir com os ingleses e, também, combater os contrabandistas ​

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
8

É incorreto aquilo afirmado em B, de modo que é correta a alternativa B. Pombal não reforçou a escravidão indígena,  o que ocorreu foi justamente o oposto: em seu "governo" foi definitivamente abolida a prática (que já era limitada legalmente desde o final do Século XVI) , em 1º de Abril de 1758.

Antes disto a escravidão indígena só era "legal", ou seja, juridicamente válida, se fosse feita contra "povos selvagens" que se apresentassem como "obstáculos para a colonização", por meio da instituição da "Guerra Justa". Com a abolição completa da prática, nasce uma nova "era" da interpretação dos povos indígenas na cultura brasileira.

Perguntas interessantes