História, perguntado por maykonpereira1, 1 ano atrás

"Entre 1740 e 1974, o planeta teve 13 bilhões de habitantes e assistiu a 366 guerras de grande dimensão, ao custo de 85 milhões de mortos. O resultado dessas guerras parece ter sido um prêmio à agressão, pois em dois terços delas o agressor saiu-se vencedor e, quanto à duração, 67% terminaram em prazo inferior a quatros anos. A Guerra do Paraguai faz parte, portanto, da minoria, pois o agressor, o lado paraguaio, foi derrotado, e a luta se estendeu por cinco anos. Foi o conflito externo de maior repercussão para os países envolvidos, quer quanto à mobilização e perda de homens, quer quanto aos aspectos políticos e financeiros".

FONTE: DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra: Nova história da Guerra do Paraguai. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

"A independência do Uruguai havia sido viabilizada pela interferência britânica, após três anos de guerra (1825-28) entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata pela posse desse território, que fora anexado por D. João VI ao império luso-brasileiro".

FONTE: MAGNOLI, Demétrio (Org.). História das Guerras. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

A Guerra do Paraguai (1864-1870) teve como um dos seus principais motivos internos a disputa pela Bacia do Rio da Prata. Contudo, é apresentada outra motivação para o Brasil ingressar no conflito. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O interesse da Inglaterra em negociar com os países latino-americanos, e a concorrência realizada pelo Brasil.
b) As pilhagens em fazendas e estâncias nas fronteiras gaúchas cometidas por proprietários rurais uruguaios.
c) O Brasil possuía uma posição econômica desconfortável dentro do continente e via na guerra a única alternativa para a ascensão.
d) A apreensão do vapor brasileiro Marquês de Olinda, então no Uruguai, pela prestigiada marinha de guerra uruguaia.


limantunesp786tv: resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
6

A é falsa. A concorrência que era realizada com os produtos ingleses era feita pelo Paraguai, e não pelo Brasil, e de todo modo esta "concorrência" não justificaria um conflito.

B é verdadeira, de modo que as disputas locais na região levaram a disputas internacionais, motivando o conflito.

C é falsa. A posição brasileira era segura, de modo que a Guerra, facilmente vencida, era evitável.

D é falsa. Foi a marinha paraguaia que o fez, não a uruguaia.

Perguntas interessantes