História, perguntado por analiciakelly, 1 ano atrás

Entre 1534 e 1536,o governo português implantou o sistema de capitanias hereditárias em sua Colônia na América.em que consistia esse sistema?

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiragab
7




  A intenção de Portugal era de colonizar logo o Brasil , sem precisar gastar nada. Pois muitos reinos estavam de olho no novo mundo, espanhóis e holandeses já estavam trocando coisas com os indígenas, o trafico de pau Brasil já estava sendo feito por outras nações . Fora os piratas que faziam a festa por aqui!!! O medo de perder sua "colonia" fez com que tomassem a atitude de "colonizar" e criou esse sistema de capitanias hereditárias. Portugal dava a terra para aqueles que possuiam riqueza suficiente para plantar e criar suas "vilas" dentro de seus terrenos. Até a Coroa dar uma nova ordem... 
Por motivos de melhor aproveitamento para a administração da colônia, a Coroa Portuguesa delega a exploração e a colonização aos interesses privados, principalmente por falta de recursos de Portugal em manter a sua colônia de além mar.

De início, foram quinze beneficiários agraciados com capitanias no território da colônia portuguesa. Os escolhidos eram membros da baixa nobreza portuguesa que a Coroa acreditava terem condições para a empreitada de colonização. Esses nobres foram denominados donatários e representavam a autoridade máxima da capitania. O donatário não era dono, mas deveria desenvolver a capitania com recursos próprios, responsabilizando-se por seu controle, proteção e desenvolvimento. Juridicamente, se estruturava o controle da capitania através de dois documentos: Carta de Doação e Carta Foral.

A Carta de doação dava a posse da terra ao donatário e a possibilidade de transmitir essa terra aos filhos, mas não a autorização de vendê-la. O documento dava também uma sesmaria de dez léguas da costa onde se deveria fundar vilas, construir engenhos, garantir a segurança e colonização através do povoamento. Nela definia-se que o donatário era a autoridade máxima judicial e administrativa da capitania. Era ele que controlava a escravização indígena, a aplicação da justiça, penas e recolhimento de impostos. A Carta Foral por sua vez estipulava tributos e a distribuição dos lucros da produção das capitanias, definindo o que pertencia à Coroa e o que pertencia aos donatários.

Respondido por ladistonf
8

Esse sistema consistia em dividir o território colonial português em faixas de terras, para facilitar a administração. Estes eram governados por ricos senhores de terras portugueses, que tinham vários direitos e deveres com a terra e o rei de Portugal;

Perguntas interessantes