Entre 1400 e 1600, grandes transformações políticas, sociais, econômicas, culturais e religiosas ocorreram na Europa. Aos poucos, a economia, o direito, a ciência e as artes se desprenderam das tradições religiosas e foram direcionadas para outros caminhos. Uma dessas mudanças, foi um movimento cultural intenso que começou no século XIV, nas cidades italianas, e se propagou por várias regiões da Europa. Que nome recebeu esse movimento.
a) Reforma Protestante.
b) Revolução Industrial.
c) Renascimento.
d) Monarquias Nacionais.
Soluções para a tarefa
C) Renascimento
O período do Renascimento, ou Renascença Italiana se passou na Europa entre os séculos XIV e XVI. Pode-se dizer que foi um período transitório entre a Idade Média e a Idade Moderna do qual foi marcado por importantes mudanças no pensamento socio-cultural, refletidos na economia, política e religião. Jacob Burckhardt, em seu livro "A Cultura do Renascimento na Itália", escrito em 1867, define claramente o termo "Renascença", como entendemos hoje. Trata-se de um período de "descoberta do mundo e do homem". A volta aos paradigmas da Antiguidade Clássica, que trazia como ideal o humanismo e o naturalismo, foram os principais fios condutores de todo um período de reflorescência empírica e científica de uma época.
Suas principais características são: o humanismo, racionalismo, individualismo, antropocentrismo, cientificismo, universalismo e a arte da Antiguidade Clássica.
Esse período representou uma das mais importantes mudanças de visão na história da humanidade, pois diversas áreas do conhecimento como filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, entre tantas outras, tiveram seus conceitos vastamente ampliados.