Filosofia, perguntado por dieg3244o, 1 ano atrás

Entramos agora no século XVIII , ÉPOCA do iluminismo.como afirmou o filósofo Francês Diderot cada século tem um espírito que o caracteriza e o espírito deste paracetamol ter sido o da liberdade.A ciência Moderna inseriu se em um contexto de questionamento sobre os critérios e método para a elaboração de um conhecimento verdadeiro. a) Quais foram as duas ideias do processo de conhecimento que foi investigado e discutido por vários pensadores durante o século XVII e XVIII? b)o que esses dias vertentes defendiam?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

A - As duas ideias foram o empirismo, adotado por muitos dos filósofos ingleses, como Bacon, pioneiro neste campo, e o racionalismo, adotado por muitos dos filósofos continentais, sendo Descartes o principal expoente.


B - O empirismo defendia que o conhecimento verdadeiro só poderia ser obtido através dos sentidos e da experiência qualificada, de modo que aquilo que não poderia ser demonstrado através de um experimento científico não poderia ser considerado verdade.


O racionalismo defendia que os sentidos são enganadores e que o conhecimento verdadeiro só poderia ser obtido através do exercício qualificado da razão, de modo que o que não era racional não poderia ser verdade.

Perguntas interessantes