Português, perguntado por PamisSamudio, 1 ano atrás

Entra Todo o Mundo, homem como rico mercador, e faz que anda buscando alguma cousa que se lhe perdeu; e logo após ele um homem, vestido como pobre. Este se chama Ninguém, e diz:

NINGUÉM — Que andas tu aí buscando?

TODO O MUNDO — Mil cousas ando a buscar:
delas não posso achar,
porém ando perfiando,
por quão bom é perfiar.

NINGUÉM — Como hás nome, cavaleiro?

TODO O MUNDO — Eu hei nome Todo o Mundo,
e m eu tempo todo inteiro
sempre é buscar dinheiro,
e sempre nisto me fundo.

NINGUÉM — E eu hei nome Ninguém ,
e busco a consciência.
(Berzebu para Dinato)

BERZEBU — Esta é boa experiência!
Dinato, escreve isto bem.

DINATO — Que escreverei, com panheiro?

BERZEBU — Que Ninguém busca consciência
e Todo o Mundo dinheiro.
(Ninguém para Todo o Mundo)

NINGUÉM — E agora que buscas lá?

TODO O MUNDO — Busco honra muito grande.

NINGUÉM — E eu virtude, que Deus m ande
que tope com ela já.
(Berzebu para Dinato)

BERZEBU — Outra adição nos acude:
escreve aí, a fundo,
que busca honra Todo o Mundo,
e Ninguém busca virtude.

VICENTE, Gil. Auto da Lusitânia. In: _ . Obras completas. São Paulo: Cultura, 1946.

O texto de Gil Vicente mostra que o nome das personagens Todo o Mundo e Ninguém pode ser entendido de duas maneiras. Quais são elas??

Soluções para a tarefa

Respondido por miguelweirich2105
56

Resposta:

Espero ajudar:

O autor deu o nome de Todo o Mundo e Ninguém às suas personagens principais desta cena. Pretendeu com isso fazer humor, caracterizando o rico mercador, cheio de ganância, vaidade, petulância, como se ele representasse a maioria das pessoas na terra (todo o mundo). E atribuindo ao pobre, virtuoso, modesto, o nome de Ninguém, para demonstrar que praticamente ninguém é assim no mundo.

Explicação:


PamisSamudio: Muitíssimo obrigada
Respondido por milazarin
12

Resposta:

a) as quatro personagens alegóricas representando os defeitos da sociedade.

b) a função poética da linguagem possibilitando uma defesa do materialismo.

c) o jogo de palavras permitindo a veiculação das críticas do escritor à sociedade.

d) a metalinguagem da fala de Belzebu simbolizando o caráter fictício de suas observações.

e) a forma polida de tratamento entre as personagens revelando comicidade.

Explicação:

qual dessas alternativas?

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