Entender o processo de eleição dos Bens Culturais é relevante para que nos situemos em tal política pública. E é igualmente importante para que possamos identificar os patrimônios dos locais que residimos. Considerando os critérios que um elemento deve portar para ser elevado à categoria de Patrimônio Cultural, leia as assertivas:
I. Podem ser dados como Patrimônio Cultural os elementos que fazem menção à história nacional, também chamada de grande história, e também aqueles que fazem referência às histórias locais e regionais. Esse reconhecimento é, aliás, uma amadurecida compreensão de que os indivíduos e sociedades são heterogêneos.
II - Podem ser Bens Culturais: As edificações que pertencem a padrões arquitetônicos definidos pela academia e, igualmente, construções que registram a capacidade inventiva popular. Todas expressam a capacidade humana de criar espaços e lugares em consonância com os recursos, saberes e tecnologias disponíveis. Assim, uma capela de arquitetura vernacular, do ponto de vista da cultura, é tão valiosa quanto uma, por exemplo, do estilo barroco. O que importa é a preservação de ambas, pois, no seu conjunto, registram também a evolução na arte construir e edificar espaços.
III - No que diz respeito ao patrimônio cultural composto por edificações, é absolutamente necessário que as edificações, candidatas ao título de patrimônio cultural, sejam muito antigas. Desse modo, municípios recentes não possuem Bens Culturais. Esses estão, inclusive, dispensados de identificar seus Patrimônios.
IV - O Patrimônio Cultural é um tributo tão somente ao que é belo e considerado agradável de ser lembrado. Dessa forma, devem ser patrimônios culturais os espaços, os objetos e os monumentos que celebram apenas fatos históricos dados como positivos. Lugares e espaços que remetem às histórias, às memórias e às identidades não agradáveis não devem permanecer. É melhor que tais registros da cultura sejam subtraídos.
V - São passíveis de serem alçados à categoria de patrimônio cultural, elementos que possuem importância e características de natureza histórica, paisagística, arquitetônica, turística, arqueológica, científica, ambiental, valor de memória e outras mais que forem dadas como relevantes pela sociedade. Essa premissa está em acordo com a CF de 1988, Carta Magna que é considerada relevante para a ampliação da temática do Patrimônio Cultural em nosso país.
ESTÁ CORRETO O QUE SE LÊ EM:
ALTERNATIVAS
( ) I e V.
( ) II e III.
( ) I, II e V.
( ) IV e V.
( ) III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
I e VI. Podem ser dados como Patrimônio Cultural os elementos que fazem menção à história nacional, também chamada de grande história, e também aqueles que fazem referência às histórias locais e regionais. Esse reconhecimento é, aliás, uma amadurecida compreensão de que os indivíduos e sociedades são heterogêneos.São passíveis de serem alçados à categoria de patrimônio cultural, elementos que possuem importância e características de natureza histórica, paisagística, arquitetônica, turística, arqueológica, científica, ambiental, valor de memória e outras mais que forem dadas como relevantes pela sociedade. Essa premissa está em acordo com a CF de 1988, Carta Magna que é considerada relevante para a ampliação da temática do Patrimônio Cultural em nosso país.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás