Entendendo um pouco mais sobre as lutas, as artes marciais, os esportes de combate. As lutas são consideradas como o grande grupo que abriga as artes marciais e os esportes de combate. Todas as práticas que tem como base a oposição, ou seja, o combate direto entre oponentes e que permitem a eles agirem com controle de sua conduta e respeito durante o confronto, com a expressão das atitudes, porém, sem o uso da violência, empregando técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário, estão dentro deste grande conjunto. O termo artes marciais é uma criação ocidental e tem o seu sentido atribuído à guerra. A palavra marcial é derivada do Deus da Guerra: Marte e, sendo assim, as artes marciais têm o seu significado voltado à arte para a guerra, utilizada pelas populações orientais de antigamente para defesa e combate nos conflitos antes da criação das armas de fogo. Após o surgimento das armas de fogo, as artes marciais já não se mostravam tão eficientes e passaram por muitas mudanças, com seu enfoque tornando-se mais amplo, sendo acrescido de vários elementos da filosofia, dos aspectos culturais locais, e até religiosos, do modo de vida oriental. O desenvolvimento do ser humano passou a ser parte de sua essência e, assim, a prática das formas individuais das técnicas das lutas (por exemplo, o Kata, no Caratê, e o Cati, no Kung-Fu) tornaram-se os símbolos do seu exercício. Os esportes de combate estão relacionados à esportivização das práticas das lutas, ou seja, quando há o confronto entre oponentes, que devem seguir regras e regulamentos específicos para conquistar a vitória, dentro de uma competição esportiva. Para serem considerados como esportes de combate, estes também precisam das organizações regulamentadoras, como as federações e as confederações, que estabelecem as competições em seus variados níveis e categorias (em sua grande maioria, as classificações são realizadas pelo peso dos competidores, mas também podem ser levadas em consideração a idade e/ou a graduação de faixas da modalidade) e para ambos os gêneros (masculino e feminino), com premiações para os vencedores.
4- Explique o que relaciona o Esporte de combate com a Esportivização das práticas de lutas? (leia o texto acima)
Soluções para a tarefa
Como brevemente mencionado no texto, o esporte de combate é um tipo de esporte onde dois competidores lutam entre si pela vitória, mas seguindo um determinado conjunto de regras e regulamentos que visam tanto preservar a saúde dos competidores quanto tornar a disputa o mais justa possível.
Pelo fato do esporte de combate estar submetido a essas determinadas regras, podemos afirmar que houve uma esportivização das práticas de luta, uma vez que a vitória só pode ser alcançada respeitando-se as regras.
Resposta:
Artes marciais (do latim ars: "técnica", do romano: "deus Marte" - "A técnica de Marte") ou Wushu (chinês tradicional: 武術: "arte da guerra"), são práticas físicas e mentais, derivadas de técnicas de guerra,[1] divididas em diferentes graus, com o objetivo de desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se atacando,[2] ou submeter o adversário mediante diversas técnicas, e também expressar um ideal.[1] A expressão Wushu designa todas as artes guerreiras, militares ou marciais.[3] Técnicas de defesas que passaram por aperfeiçoamento gradual e foram transmitidas às gerações posteriores.[2]
Explicação:
Artes marciais também são praticadas como modalidades de cunho esportivo, chamadas de desporto de combate, onde o objetivo principal são as competições (esportivo-competitivas). Existem diversos estilos, sistemas e escolas de artes marciais. O que diferencia as artes marciais da mera violência física (briga de rua) é a organização de suas técnicas em um sistema coerente de combate, desenvolvimento físico, mental e espiritual.
Espero ter ajudado
tchau