Entende-se por estimulação psicomotora o [processo] que envolve contribuições para o desenvolvimento harmonioso da criança no começo da vida. Caracteriza-se por atividades que se preocupam e vão ao encontro das condições que o indivíduo apresenta, acima de tudo, na sua capacidade maturacional, procurando despertar o corpo e a atividade por meio de movimentos e jogos e buscando a harmonia constante.
BUENO, J. M. Psicomotricidade: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Editora Lovise, 1997.
Analisando o processo inicial da estimulação psicomotora, examine as afirmativas.
I – A criança no início da vida apresenta os recursos necessários para sentir-se em unidade, pois a sensação de despedaçamento é momentânea.
II – A maneira com que os pais lidam com as demandas da criança – choro, dor, alimentação, entre outras – poderão facilitar ou dificultar suas primeiras vivências. A angústia dos pais, muitas vezes, não permite que a criança perceba as relações com o meio como algo prazeroso.
III – O automatismo neurofisiológico é mais determinante na organização do tônus muscular do que a maneira com que a mãe controla os estímulos internos que cercam a criança.
IV – Os movimentos espontâneos da criança possibilitam que ela inicie o processo de organização psíquica e de sua corporeidade.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
Alternativa 1:
I.
Alternativa 2:
I e II.
Alternativa 3:
II e III.
Alternativa 4:
II e IV.
Alternativa 5:
I, II e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Seguramente a II e IV estão corretas
Explicação:
Segundo o conteúdo do livro DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Lógica,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás