Entende-se, estresse ocupacional como o quadro de respostas pouco adequadas à estimulação física e emocional decorrente das exigências do ambiente de trabalho, das capacidades exigidas para realizá-lo e das condições do trabalhador. Em alguns casos, o estresse ocupacional não tratado pode gerar a síndrome de Burnout, caracterizada pelo esgotamento físico e psíquico em decorrência do trabalho. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2020. Considerando a síndrome de Burnout, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A síndrome de Burnout está relacionada com as condições ou processos de trabalho realizadas pelo colaborador durante sua jornada laboral, por isso ela é considerada uma doença profissional. PORQUE II. Essa síndrome pode ser caracterizada pela exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal e profissional. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
I. A síndrome de Burnout está relacionada com as condições ou processos de trabalho realizadas pelo colaborador durante sua jornada laboral, por isso ela é considerada uma doença profissional.
VERDADEIRO, vide p. 337 do livro.
“Como a doença está relacionada com as condições ou processos de trabalho, podemos concluir que ela é uma doença profissional e tal fato foi comprovado com a inclusão dela na lista de doenças profissionais relacionadas ao trabalho, exposta no Decreto 3.048/99.”
PORQUE
II. Essa síndrome pode ser caracterizada pela exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal e profissional.
VERDADEIRO, vide p. 337 do livro.
“Essa síndrome pode ser caracterizada pela exaustão emocional (sentimento de esgotamento ou pouca energia frente à jornada de trabalho, representado pela irritabilidade e amargura), despersonalização (distanciamento emocional, representada pela frieza e postura desumana) e redução da realização pessoal e profissional, representada pelo sentimento de frustração, podendo chegar a depressão).”