Direito, perguntado por canaldobeicola, 10 meses atrás

Entende-se como Filosofia do Direito um ramo do saber jurídico que permite a produção de um saber racional e metódico acerca dos fundamentos e finalidades das normas jurídicas, sua operacionalidade e aplicação. A Filosofia do Direito pertence ao campo da dogmática ou da zetética jurídica? Por quê? Justifique sua resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por dyegoamoreira89
3

Resposta:

A filosofia é essemcialmente zetética.

Já a dogmática por sua vez é o pensamento que parte de premissas pré estabelecidas. Os dogmas utilizam o raciocínio dedutivo, que parte do geral para o particular.

Dessa forma, o positivismo jurídico é em sua essência dogmático.

Isso ocorre porque diante de uma dúvida que não possa ser solucionada por considerações racionais, seriam os operadores do direito levados pela zetética, ou seja, paralisia da ação.

O direito é impositivo, por mais que não se tenha total certeza de algo, é necessário manter o posicionamento decisivo sobre algo, caso contrário teríamos muitas lacunas nas pretensões levadas até o ordenamento jurídico.

Explicação:

Respondido por Bryanborges0002
1

Resposta: Pertence ao campo da zetética jurídica, uma vez que tem como objetivo a discussão acerca dos conceitos, ideias e concepções acerca do justo e do legítimo ético e social do Direito, de suas normas e operacionalidade.

Perguntas interessantes