Entende-se a aprendizagem como um processo dinâmico e interativo da criança com o mundo que a cerca, garantindo-lhe a apropriação de conhecimentos e estratégias adaptativas a partir de suas iniciativas, interesses e dos estímulos que recebe de seu meio social. (...) A educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas. Entre esses problemas, encontram-se as dificuldades na aprendizagem e na socialização. É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem por algum tempo. TABILE, Ariete Fröhlich; JACOMETO, Marisa Claudia Durante. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 34, n. 103, p. 75-86, 2017. Disponível em . Acesso em 08 jul 2020. I. O aspecto cognitivo está relacionado ao aparelho biológico quando compreendemos que a maturação e o funcionamento cerebral estão relacionados a aprendizagem. II. As condições psíquicas estão relacionadas ao emocional, a forma de manter relações com outras pessoas e com o meio, a aprendizagem só é garantida por meio do afeto, seja do objeto estudado, seja por quem ensina. III. Os aspectos sociais tem importância quando falamos de condições de acesso, pessoas menos favorecidas socialmente não podem desenvolver-se, pois o meio interfere e impossibilita a aprendizagem desse aluno. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II, III estão corretas
Explicação:
A condição psíquica está relacionada às emoções e à forma de se relacionar com o outro, com o meio e com o mundo de forma geral; ela nos habilita a lidar com situações de frustração, de prazer, de repressão e até de euforia. A condição social nos coloca frente a aprendizagens múltiplas, como interação com o outro, aquisição de conhecimentos científicos, dentre outros que são propiciados, sobretudo na escola, por meio das ações pedagógicas. Segundo Sousa e Alves (2017), as questões biológicas nos permitem compreender a maturação e o funcionamento do cérebro de um sujeito; estes permitem a aquisição de conhecimento, por meio de experiências que perpassam em seu meio e fortalece as funções mentais e cognitivas, e impulsionam o desenvolvimento biológico, psicológico e afetivo, tornando-se um ciclo de aprendizagem e desenvolvimento,
Resposta:
Alternativa 3: I e II, apenas.
Explicação
A citação está na página 16 da UNIDADE I. Contudo não concordo a afirmação de que: "Os aspectos sociais tem importância quando falamos de condições de acesso, pessoas menos favorecidas socialmente não podem desenvolver-se, pois o meio interfere e impossibilita a aprendizagem desse aluno. "
Essas pessoas não podem superar os limites ou ter uma aprendizagem dentro do 'normal'?