[...] Então o que é a filosofia? É o que se pretende resgatar na adequada e coerente essência filosófica. Filosofia não é só questionar, ou fazer perguntas sem respostas, mas sua ênfase principal está no verdadeiro conhecimento das coisas ou na busca de um fato ou acontecimento real. O que se pretende mostrar é que a filosofia é uma ciência que busca causas mais altas ou finais de algo, na medida em que pode ser atingida pela luz da razão. Tudo o que existe pode ser conhecido de várias maneiras além do senso comum, no entanto, duas são principais. A primeira é por uma atitude espontânea, o que denominamos conhecimento comum das coisas, que cada pessoa pode adquirir de suas concepções. Nesse contexto, estudaremos a dialética do comportamento, uma analogia à tese, à antítese e à síntese do comportamento pessoal. A segunda maneira, também introduzida na dialética do comportamento, é por um conhecimento reflexivo, peculiar às mentes que desejam explicar as coisas e conhecê-las em seus princípios e causas últimas. Esta é a verdadeira razão da filosofia, ou seja, o conhecimento filosófico. Ela é a mãe de todas as ciências, é a partir dela que as ciências se criaram ao questionar de forma racional o que são as coisas e de que forma são feitas. [...] (BARBOZA et. al. Filosofia, 2014, p. 3).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Continuando:
...Tomando como base a leitura deste fragmento textual, e, considerando as diferenças entre o saber científico e o saber filosófico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – O saber científico se opõe ao saber filosófico e o que os diferencia é sobretudo uma questão de enfoque: a filosofia interessa-se mais em resolver problemas específicos, delimitados.
Porque
II – A filosofia busca alcançar uma visão global, harmônica e crítica do saber humano, envolve uma crítica do conhecimento científico de um ponto de vista menos preocupado com detalhes e mais comprometido com a harmonia do corpo genérico das ciências especiais.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa assinalada
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
O saber científico não se opõe ao saber filosófico, mas o saber filosófico, de fato, alcança uma visão global envolvendo a crítica do conhecimento científico. Logo, a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira, o que faz a alternativa D ser a correta.
Por definição, o saber científico consiste na investigação de um recorte da realidade, observado por um método que virá a confirmar uma hipótese inicial sobre o funcionamento deste recorte.
Deste modo, falar em concepção científica de mundo é uma contradição em termos.
Da neurologia à cetologia, a ciência busca estas confirmações para elaborar o conhecimento mais universal possível, ainda que sempre dividido em infinitas áreas do conhecimento.
O saber filosófico, por sua vez, é sempre um saber aproximativo. Quando alcança alguma verdade, dificilmente conseguirá comunicá-la e, certamente, não conseguirá retê-la - do mesmo modo como não se mostra um pensamento, conforme mostra o texto.
A preocupação da filosofia é individual, não universal: é relacionar a própria consciência com a ordenação do conhecimento e vice-versa.
Assim, um saber pode e deve conversar com o outro, mas a redução de ambos ao cargo de único saber válido é uma distorção da realidade.
Resposta:
corrigida A asserção l é uma proposição falsa, e a ll é uma proposição verdadeira