Então, desde a noção de cidadania que apenas abarcava homens abastados em Roma e Grécia, passando por quase nenhuma incidência no período feudal, é na modernidade, principalmente com a elaboração da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América (1776) e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), elaborada na França, que a cidadania, na forma como é pensada e vivenciada por nós atualmente, foi inaugurada”.
(Luisa Maria Silva Dantas. Desafios Contemporâneos. Capítulo 1: somos todos cidadãos? Laureate Brasil, 2017).
A partir das discussões fomentadas nestas duas primeiras unidades, marque a alternativa que melhor traduz os principais fatores que concorreram para a emergência da noção de cidadania tal qual hoje a conhecemos?
a.
As concepções gregas e romanas de cidadania não comportavam a totalidade dos cidadãos. Escravos, mulheres e crianças não participavam da pólis, motivo pelo qual, gradativamente, tais concepções caíram em desuso, o que levou ao desenvolvimento de novas visões do que é ser e estar em sociedade.
b.
A independência dos Estados Unidos da América (1776) e o dial de liberdade ali inaugurado, serviram de modelo e referência para todo o mundo moderno. Contudo, os passivos da escravidão, até hoje não superados, aparecem como desafios a serem resolvidos para uma efetivação plena da cidadania tal qual a conhecemos.
c.
A emergência da burguesia enquanto classe social, que esgarçava velhas relações onde a igreja e a aristocracia rural eram dominantes; somada ao crescimento do individualismo enquanto ideologia dominante, resultante, em parte, do Iluminismo e da Reforma Protestante; dentro também de um contexto de Revolução Industrial, luta dos trabalhadores e demais grupos sociais minoritários por direitos sociais e políticos.
d.
O advento da Modernidade, se deu, em parte, a partir da derrocada dos impérios gregos e romanos. Estes, por sua vez, eram portadores de concepções de cidadania e vida pública bastante particulares que, uma vez superados, abriram espaço para a emergência de novos valores e concepções de cidadania.
e.
A Expansão Marítima criou novos grupos sociais que, juntos, enfrentaram os poderes da burguesia e a da Igreja, solapando o antigo modo de organização social e abrindo espaço para a emergência de novos valores e modos de organizar a vida pública.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa C está correta.
Quando a revolução industrial entrou em ascensão, o meio rural passou a ter um desenvolvimento mais lento que o crescente nas metrópoles, marcando uma grande diferenciação entre os dois espaços.
Podemos traçar um paralelo da Revolução Industrial e as fases que a seguiram com o pensamento acerca do liberalismo, que parte do pressuposto que a organização da sociedade deve pertencer a civilização e a busca por melhores condições.
Perguntas interessantes