História, perguntado por janainalopes36, 1 ano atrás

Ensino superior
/História
/5 pontos


1) No período do contraditório Governo do Presidente Vargas, as organizações dos trabalhadores por um lado eram reprimidas severamente por meio do aparelho do Estado, e por outro atendia parcialmente as reivindicações dos trabalhadores com o intuito de cooptá-los, ou seja, "(...) Ao mesmo tempo, queriam controlar o movimento operário, através da repressão e da cooptação. Defendiam que a classe trabalhadora poderia participar do desenvolvimento da nação, mas sempre, evidentemente, de maneira controlada". Os ininterruptos governos de Vargas foram o mais longo da história do Brasil, sendo de:

Soluções para a tarefa

Respondido por biamantini
0
O governo de Vargas inicialmente foi regido de forma "ilegal", ou seja, ele não havia sido eleito de forma direta. Ele entrou no poder graças a uma quebra na politica do café com leite, onde ora Minas governava, ora São Paulo. Porém quando era a vez de Minas subir ao poder por meio de Getulio Vargas, São Paulo quebrou essa aliança e colocou no poder o presidente Washington Luiz, que mais tarde foi deposto por meio de manisfestações populares, lideradas por Getulio, o que o levou ao poder.  Assim , ele ficou 15 anos no poder de forma ilegal, e ficou conhecido como "pai dos pobres e mãe dos ricos", pois ele criou leis trabalhistas para ganhar a população, mas também investiu na classe média/alta.
Foi afastado do cargo, porém pouco depois voltou ao poder "nos braços do povo"(o que outro presidente m ais tarde tentou imitar, porém sem sucesso). Em 1954 houve o atentado da rua toneleiras, que manchou o nome de Getulio, pois um de seus guardas mais próximos havia mandado o crime, e com a pressão de todos em cima dele, Getulio se suicidou, determinando um fim trágico ee glorioso a seu governo.
Perguntas interessantes