Sociologia, perguntado por jfsilva066, 5 meses atrás

ensino religioso

1) qual é o objetivo de criar os programas públicos para o meio ambiente?

2) o Papa Francisco convoca a humanidade para quê?

3) qual é a principal preocupação do Papa Francisco sobre os recursos naturais renováveis?

4) qual foi a principal declaração da religião istâmica sobre o clima?

5) O que o texto da declaração istâmica diz sobre as nações?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Poluxo
0

1) A Política Nacional do Meio Ambiente tem o objetivo de: conciliar o desenvolvimento econômico e social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico; ... impor aos usuários uma contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.

2) O Papa, como legislador, doutor e mestre supremo de toda a Igreja, tem autoridade sobre questões canônicas e litúrgicas, podendo interpretar, legislar, alterar, e revogar as leis canônicas estabelecidas por seus antecessores e reunidas por eles no Código de Direito Canônico, a legislação da Igreja Católica.

3) Para o papa Francisco, a ecologia não deve ser associada somente a temas óbvios como a derrubada de florestas, a extinção de animais e a poluição do ar, mas também às múltiplas consequências do modelo econômico que levou o planeta ao estado atual de degradação social e ambiental.

4) Líderes islâmicos pediram aos governos de países ricos e produtores de petróleo que liderem a redução de emissões, com uma estratégia para zerá-las e caminhem para 100% de energias renováveis até o meio do século. A Declaração Islâmica do Clima foi divulgada em um simpósio em Istambul, que reuniu, além dos religiosos, acadêmicos e especialistas em políticas públicas de desenvolvimento.

5) Assim como a encíclica Laudato Si’, do papa Francisco, a declaração muçulmana alerta para o imperativo moral de lidar com as mudanças climáticas e preservar os recursos naturais, com uma convivência harmoniosa entre seres humanos e meio ambiente. “Nós estamos em perigo de acabar com a vida tal como a conhecemos em nosso planeta”, diz o documento. “A taxa atual de mudança do clima não pode ser sustentada, e o equilíbrio da Terra pode em breve ser perdido.”

A carta invoca o exemplo de Maomé para a preservação do meio ambiente. De acordo com os líderes religiosos, o profeta criou áreas de preservação e zonas de proteção aos animais e plantas nativas, além de manter uma vida simples e “livre de excesso, desperdício e ostentação”. Nove dos 12 países-membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) têm o Islã como religião predominante.

A declaração convoca os islâmicos – 1,6 bilhão em todo o mundo – para que desempenhem um papel ativo na luta contra a mudança climática e pede aos governos de todo o mundo um acordo do clima eficaz na COP21, conferência do clima das Nações Unidas, em Paris, no fim deste ano.

Os países ricos são chamados a investir na economia de baixo carbono e auxiliar países em desenvolvimento e vulneráveis com tecnologia. O documento pede atenção especial a grupos mais frágeis da sociedade, como povos indígenas, mulheres e crianças.

Perguntas interessantes