Ensino fundamental (básico) Matemática 5+3 pts
Distância percorrida pelo motorista entre as cidades de Salvador e Mangue Seco. Para isso, calcularemos a raiz da equação x/4 + 20 = x/3.
Com cálculo que eu entenda
Soluções para a tarefa
Resposta:
x = 240
Explicação passo-a-passo:
Alguns cálculos podem parecer complicados, mas é só se esforçar pra entender cada parte! ;)
Alguns conceitos:
Eu destaquei as palavras que você pode não saber o que significa e escrevi o que elas querem dizer aqui :)
- Denominador: o número que fica embaixo do traço numa fração.
- Incógnita: o número em uma equação que estamos tentando descobrir e é representado por uma letra.
- Princípio aditivo da igualdade: uma maneira de resolver equações em que nós somamos ou subtraímos o mesmo número dos dois membros (lados) da equação.
- Princípio multiplicativo da igualdade: uma maneira de resolver equações em que nós multiplicamos ou dividimos um mesmo número dos dois membros (lados) da equação.
- Coeficiente: o número que se multiplica por outro para mudar o valor dele.
1º - Frações
Antes de tudo, nós temos que fazer essa equação ficar sem nenhuma fração. Então, vamos olhar para os DENOMINADORES: 3 e 4. 3 é um número primo, por isso vamos multiplicar os dois números:
O resultado foi 12. Agora multiplicamos todos os números da equação por 12:
2º - Incógnitas
Agora, nós temos que fazer a INCÓGNITA ficar no 1º membro, ou seja, do lado esquerdo do =.
Aqui, eu usei um método chamado PRINCÍPIO ADITIVO DA IGUALDADE para passar a incógnita para o outro lado.
Outra coisa: quando não há nenhum sinal entre a letra e um número, isso indica uma multiplicação (3y = 3 × y). Quando somamos dois números assim, o resultado vai ser a soma dos números vezes a incógnita (3y + 2y = (3 + 2) × y = 5y).
3º - Coeficientes
Calma, eu já tô acabando! Agora que a incógnita já está no 1º membro, vamos passar os números para o 2º membro (o lado direito).
De novo, eu usei o princípio aditivo da igualdade. Como a diferença entre +240 (ou só 240) e 240 é 0, não precisamos colocar o 0 na equação, já que ele não vai fazer muita diferença.
4º - Negativos
Por último, podemos perceber que a incógnita tem um sinal de – antes, ou seja, ela está negativa. Para achar a raiz (o resultado) dessa equação, o x precisa estar negativo, se não acharíamos o valor de –x.
Dessa vez, eu usei o PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO DA IGUALDADE para fazer o x ficar positivo.
Eu multipliquei os dois números por –1 porque esse é o COEFICIENTE de qualquer número negativo, isto é, se multiplicarmos ele por um número positivo, ele vai ficar negativo.