Ensinar os sistemas táticos defensivos tem por finalidade permitir que as crianças compreendam que é necessária uma organização dentro do espaço da quadra para que aumente o grau de dificuldade do time adversário em realizar um ataque, assim como a construção de ações ofensivas que finde em gol da outra equipe.
Alternativa 1:
Durante o jogo é preferível que não se altere os sistemas defensivos para que os jogadores possam absorver com eficácia as características de cada sistema.
Alternativa 2:
No sistema defensivo 6x0 impossibilita arremessos longos e facilita a defesa por não permitir que o adversário se aproxime muito da área do goleiro, dificultando as ações de ataque.
Alternativa 3:
O ensino dos sistemas defensivos deve ser baseado no método parcial a fim de ensinar com efetividade as táticas a serem adotas nas situações de jogo para recuperação da posse de bola.
Alternativa 4:
Prioriza-se o ensino da defesa individual para as crianças até os 12 anos, pois a dinâmica que é oferecida na marcação "um contra um" exige visão periférica, técnica corporal adequada, posicionamento da equipe toda e flutuação, auxiliando em outros sistemas.
Alternativa 5:
No sistema defensivo 5x1 há a possibilita de um contra-ataque do jogador mais avançado, mas abre um espaço maior para o ataque do time adversário, pois seu espaço de marcação junto de sua equipe fica vago.
Soluções para a tarefa
Alternativa 2: No sistema defensivo 6x0 impossibilita arremessos longos e facilita a defesa por não permitir que o adversário se aproxime muito da área do goleiro, dificultando as ações de ataque.
O sistema defensivo 6x0 faz parte dos sistemas táticos defensivos e consiste na impossibilidade de realização de arremessos longos e colaborar com a defesa por impedir que o adversário consiga se aproximar da área de defesa, da área do goleiro. O que resulta em dificuldades para o ataque do time adversário.
Esse sistema define que os jogadores se posicionem em uma linha de defesa próxima a linha de seis metros, avançados, e que os mesmos se desloquem conforme a trajetória que a bola realize.
Bons estudos!
Resposta:
alternativa 4 pag 164 do livro
Explicação:
á na iniciação esportiva, até os 12 anos de idade, há prioridade ao ensino da defesa individual,
pois tal dinâmica é baseada no “um contra um”, que envolve correta técnica corporal,
visão periférica, flutuação e posicionamento coletivo, entre outros fatores que tendem a
ser reproduzidos nos sistemas defensivos por zona. Em suma, a maior utilização da defesa
individual entre os iniciantes deve-se à prioridade dada ao desenvolvimento das habilidades
técnicas e táticas dos jogadores. Os benefícios dessa aplicação são estendidos às
ações ofensivas, considerando que a utilização da defesa individual instigará o atacante a
movimentar-se com mais intensidade, lançando mão de fintas e mudanças de direção para
se desmarcar.