“(...) Ensinar os alunos a pesquisar a partir de problemas relacionados com situações da vida real. Entendo por ‘vida real’ não só o próximo, mas também o modo em que hoje os saberes disciplinares propõem a pesquisa em seus respectivos domínios.” Esse excerto apresenta uma concepção de currículo que considera o currículo:
Soluções para a tarefa
D. Currículo Integrado.
De acordo com a frase, entende-se que o currículo deve ser integrado, deve se relacionar com o mundo real. O currículo é uma prática pedagógica que realiza a cultura compartilhada por todos, isto é, uma cultura comum. Nele é possível encontrar o plano de curso, atividades e objetivos e conteúdos programáticos.
O currículo diz respeito a como os alunos podem chegar até os objetivos que são estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.
Desta forma, entende-se que o currículo não é imutável e permanente, sempre está sendo modificado, conforme a necessidade dos educandos.
Bons estudos!
Me ajuda nessa por favor !!!
Gregório: “Eu estou desenvolvendo um projeto no qual busco converter em matéria de estudo o que nossos alunos já gostam e o que lhes apetece. Estamos enfocando muitos games e mangás. Isso facilita muito as coisas. Questões muito complexas levam ao desinteresse. Além disso, muitos estudantes não conseguem aprender”
Carla: “Creio que esta conversão até pode parecer uma estratégia de projetos. Mas isso não é necessariamente verdade. Ainda, para mim, o projeto deve ser uma forma de aprendizagem na qual se leva em conta que todos os alunos podem aprender, se encontrarem o lugar para isso.
Agora, assinale a alternativa que interpreta corretamente a situação.
a.
Carla enfatiza corretamente um ponto relevante que se refere a não reduzir os projetos à abordagem de temas que são do gosto dos estudantes. Isso pode ocorrer, mas não como um limitante de possibilidades.
b.
Gregório apontou corretamente que um ponto fundamental dos projetos é abordar aquilo que os estudantes gostam, transformando tais conteúdos em matéria.
c.
A metodologia de projetos não é pautada, como afirma Carla, em uma forma de aprendizagem na qual se leva em conta que todos os alunos podem aprender. Essa visão distorce questões importantes, como a inclusão de deficientes nas escolas.
d.
Gregório pontua corretamente uma das bases da metodologia baseada em projetos: complexidade leva ao desinteresse.
e.
Carla, de maneira equivocada, contrapõe Gregório quanto à complexidade das matérias, uma vez que tal característica realmente tende a gerar desinteresse e baixa aprendizagem dos estudantes.