Ensinar geografia não pode se restringir a reproduzir mapas e decorar nomes de capitais... É antes de tudo, permitir aos alunos a capacidade de desenvolver um modo específico de pensar, de perceber a realidade. Desta maneira, sobre a importância do desenvolvimento do raciocínio espacial, Helena Callai (2013, p.44) destaca: “A Geografia escolar deve desenvolver um pensamento espacial que se traduz em: olhar o mundo para compreender a nossa história e a nossa vida (...). A Educação Geográfica caracteriza-se, então, pela intenção de tornar significativos os conteúdos para compreensão da espacialidade, e isso pode acontecer por meio da análise geográfica, que exige o desenvolvimento de raciocínios espaciais”. CALLAI, Helena Copetti. A Formação do Profissional da Geografia – O Professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. Callai (2013) refere-se a uma educação geográfica. Assim, participe de seu fórum dissertando sobre esta possibilidade em desenvolver em nossas crianças uma educação cartográfica. Lembre-se que o fórum é um espaço de trocas, portanto, dialogue e faça seus apontamentos diante de comentários de outros colegas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A possibilidade em desenvolver em nossas crianças uma educação cartográfica é maravilhosa, visto que dinamiza o ensino da geografia, fazendo com que o aluno compreenda os mapas de forma prática e não como algo distante de sua realidade.
Uma educação cartográfica traz imensos benefícios porque dá ao alno o senso crítico e uma ampla bagagem de conhecimentos que se aplicam em seu cotidiano.
Abraços!
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás