Português, perguntado por anaa8228, 10 meses atrás

Enredo do texto Olho d'água .

Me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por lauanda2002
1

Resposta:

O conto Olhos D’água, que abre o livro, traz marcas ancestrais da mulher, evocadas como um mantra, “que cor eram os olhos da minha mãe?”, as palavras formam lágrimas. Descobrir a cor dos olhos da mãe é redescobrir a própria história, num ritual rítmico de presente e passado, que entram em harmonia como as águas de um rio calmo.

Ainda jovem, Duzu foi morar na cidade com os pais, que por falta de condições financeiras, deixaram Duzu aos cuidados e uma mulher que prometia estudos em troca de trabalho. Duzu nunca estudou e acabou num prostíbulo se acostumando aos gritos de mulheres espancadas e a dor da morte. Querença, neta de Duzu, aprendeu com a avó as dores de seu povo. Aprendeu que era preciso reinventar a vida, encontrar novos caminhos. Já com a historia de   Maria a mãe solteira que so queria leva um melão para os filhos come o final foi bem diferente, que depois de um dia de labuta, com a mão dolorida, pois se cortou com uma faca na casa da patroa, conseguiu comprar melão e outras frutas para seus três filhos. No ônibus, voltando para casa, dá de cara com o pai de seu primeiro filho, que afirma sentir saudade dela e do menino, em seguida, ele, o pai, ergue uma arma e assalta as pessoas no ônibus, deixando a pobre mulher atônita. Os passageiros, revoltados e tomados pela histeria coletiva, determinaram que Maria era a culpada e aos gritos de ‘Lincha!’, espancaram-na até a morte. Maria só queria levar melão aos filhos...

No mundo existem varias historias como essas, são historias que quando são lidas, enchem nosso olhos de lagrimas. Evaristo de Conceição fez poesia de historias trágicas e nos mostra a dor através da linguagem  além do nos mostra uma realidade social onde muitos preferem que continue sendo vista como marginalizados.

Perguntas interessantes