Pedagogia, perguntado por EdimarMG, 11 meses atrás

[...] enquanto único ser para quem o mundo não é indiferente o ser humano coloca-se sempre novos objetivos que transcendem a necessidade natural, os quais ele busca realizar por meio do trabalho. O trabalho não é, pois, o fim do homem, mas sua mediação para o viver bem. Isso tudo tem implicações mais do que importantes para uma educação escolar que tenha por finalidade a formação humana. Em primeiro lugar, é preciso ter presente que não basta formar para o trabalho, ou para a sobrevivência, como parece entender os que veem na escola apenas um instrumento para preparar para o mercado de trabalho ou para entrar na universidade (que também tem como horizonte o mercado de trabalho). Se a escola deve preparar para alguma coisa, deve ser para a própria vida, mas esta entendida como o viver bem, no desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade. E aqui já há um segundo aspecto, corolário do primeiro, a ser considerado: não basta a escola preparar para o bem viver, é preciso que, ao fazer isso, ela estimule e propicie esse bem viver, ou seja, é preciso que a escola seja prazerosa para seus alunos desde já. (PARO, 1997, p. 32).

Numa concepção de educação transformadora, o homem cria sua própria humanidade pelo trabalho e este, em seu papel mediador, embora categoria central, deixa de ser fim em si mesmo, mas meio pelo qual o homem transcende a mera necessidade natural, uma vez que o homem não almeja apenas estar no mundo, viver no mundo, mas sim viver bem.

PORQUE

A função da educação em nosso tempo consiste em ser instrumento de transformação social, pois se compreende que a realidade não é algo pronto e acabado. Não se trata, no entanto, de atribuir à escola uma função redentora, messiânica, salvadora, mas reconhecer sua incontestável ação no desenvolvimento de processos educativos, na sistematização e socialização da cultura e do saber historicamente produzidos pelos homens, a fim de que isso não se perca e a humanidade não tenha que reinventar tudo a cada nova geração, fato que a condenaria a permanecer na mais primitiva situação.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


( ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


( ) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


EdimarMG: Por favor! Eu ajudar responde me?
AnnaCarlos: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. - CORRETA
EdimarMG: Obrigado!

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
5
Resposta = As duas asserções são preposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

EdimarMG: Certo.
Perguntas interessantes