Enquanto o feto dos mamíferos (incluindo os seres humanos) se encontra no útero materno, os pulmões não são preenchidos por ar. Os pequenos sacos aéreos dos pulmões - chamados alvéolos pulmonares - encontram-se ocupados por uma fina camada de líquido.
Os primeiros movimentos respiratórios do recém-nascido, que expandem os pulmões, exigem esforço muscular para distender os alvéolos.
a) Conhecendo as propriedades físico-químicas da água, explique por que a película de líquido que ocupa os alvéolos dificulta o enchimento dos pulmões com o ar.
b) Pesquise e procure identificar o principal mecanismo natural que reduz essa resistência, facilitando a expansão pulmonar após o nascimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
a) A pequena película de água que é encontrada nos recém-nascidos produz uma força de resistência, o que impede que os pulmões se encham de ar, exigindo uma maior força dos músculos respiratórios.
b) O mecanismo natural evidenciado no processo em questão, compreende a presença do surfactante, uma molécula que reduz a tensão superficial dos alvéolos encontrada na película, tornando mais fácil o processo de respiração para o recém-nascido.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás