Enquanto o discurso neoliberal, na periferia do sistema capitalista, defende a abertura de suas fronteiras fiscais e de seus mercados para a penetração de seus produtos e tecnologias, no centro do sistema vigora o nacionalismo econômico.Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:A hegemonia política de Estados centrais no sistema capitalista caminha ao passo do chamado imperialismo cultural, ascendente principalmente após o término da Segunda Guerra Mundial, com os tratados de concessão para emissoras televisivas norte-americanas e de garantia de mercado para produções cinematográficas hollywoodianas, em acordos firmados com diversos países.PORQUEA globalização cultural, lê-se no discurso de Jameson (2001), atua como tentativa de tornar o mundo mais diversificado, ou seja, com maior pluralidade cultural, respeito às diversas etnias e grupos.Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que a. a primeira é falsa e a segunda é verdadeira. b. as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. c. as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. d. a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. e. as duas são falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Res: B. A primeira é verdadeira e a segunda e falsa
Explicação:
Cuidado! A alternativa poderá mudar de posição.
Os argumentos utilizados pelo Neoliberalismo são:
A necessidade de motivar o trabalho duro e recompensar os melhores desempenhos;
A defesa da viabilidade dos mercados auto-regulados e dos mercados financeiros eficientes, a alegação de que há apenas indivíduos e não uma sociedade, a adoção do individualismo metodológico ou de um método hipotético dedutivo em ciências social.
As questões do neoliberalismo são:
A não intervenção ou quase do estado na economia, assim como a busca pelo desenvolvimento de empresas privatizadas em todo o espaço nacional, na educação, saúde e segurança por exemplo, onde o foco da primeira, é formar indivíduos que possam desenvolver a nação economicamente.