"Enquanto na Europa Oriental o sistema de governar era mais autocrático e despótico, na Europa Ocidental predominou o domínio dividido, ou, dualista. Isso se manifestou nas lutas acerca da investidura, que enfrentaram a partir do século XI os dois poderes universais, o Império e o Papado, mas também no feudalismo europeu, caracterizado por uma relação de fidelidade mútua entre o senhor e o vassalo".
MAINKA, P. J. Os fundamentos da identidade europeia na Antiguidade, na Idade Média e nos Tempos Modernos. In: Acta Scientiarum. Education, vol. 33, n. 1, 2011, p. 57-69.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa 1 é falsa, pois o Papa exercia influência sobre a Igreja do Ocidente, e não a do Oriente.
A alternativa 2 também é falsa, pois o cisma ocorreu também devido a questões de ordem política dos diferentes Estados que existiam nas diferentes regiões do Império Romano.
A alternativa 3 é verdadeira para um determinado período da história do ocidente, quando o Sacro-Império Romano foi bastante influente, mas, de modo geral, isto descreve melhor a história do oriente que do ocidente, de modo que não é a alternativa correta.
A alternativa 4 é falsa, pois o Cristianismo desenvolveu-se de formas diferentes nas duas partes da Europa.
A alternativa 5 é a alternativa verdadeira e representa bem as divisões políticas e sociais responsáveis pela separação e diferenciação do cristianismo católico, presente na parte ocidental do Império, do cristianismo ortodoxo, presente na parte oriental do Império.
Explicação: