enquanto eu queria pensar que tudo era falso, percebia que, necessariamente eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade eu ‘penso, logo existo’ era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de a abalar, julguei que poderia aceitá-la como o primeiro princípio da filosofia que procurava...” (DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo: Abril Cultural, 1973. P. 54.)Sobre a filosofia de René Descartes, assinale a alternativa correta. *
10 pontos
A) Por mais que duvidasse de tudo, Descartes percebeu que não poderia duvidar do fato que ele existia, essa constatação é oposta ao “Penso, logo existo”.
B) Descartes é um filósofo cético moderado, não nega a possibilidade de conhecermos, pois ele usa a dúvida para conhecer a verdade e o “penso, logo existo” passa a ser à base de sua filosofia racionalista.
C) Descartes defendia a importância dos sentidos na construção da verdade e elaborou a teoria de um gênio maligno, o qual poderia ser confiável pelo poder de introduzir conhecimento verdadeiro.
D) O penso, logo existo de Descartes é uma constatação empírica, pois ele confiava na intuição pelos cinco sentidos.
E) Mesmo que no sonho Descartes acreditava que a matemática fosse verdadeira, ela não era confiável, pois os sentidos enganam.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Letra B
Explicação: De todas as explicaçoes a B é a q c marcou mais verdadeira dentre as outras
Perguntas interessantes
Filosofia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Técnica,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás