Enquanto ciência social aplicada, diversas abordagens teóricas do Serviço Social sofrem influências das Ciências Sociais clássicas ao longo do século XX. No caso da análise das instituições, a influência da Sociologia e da Ciência Política possibilitam a formação das leituras denominadas como “Movimento Institucionalista”, que fornece possibilidades analíticas não apenas para o serviço Social, mas para outros campos. Quais as duas possibilidades teóricas preponderantes nesse movimento? a) A análise socioinstitucional ou socioanálise e a sociopsicanálise. b) As abordagens da psicologia social e da sociologia das instituições. c) A abordagem da socionálise e a teoria das comunicações sociais. d) A sociologia das instituições e a abordagem da sociopsicanálise. e) A análise socioinstitucional e as teorias da psicologia social.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
A análise socioinstitucional ou socioanálise e a sociopsicanálise.
Explicação:
A leitura do Serviço Social sobre as instituições — organizações públicas, privadas e do terceiro setor —, como uma ciência social aplicada, sofre grande influência das Ciências Sociais no século XX, especialmente da Sociologia e da Ciência Política, assim como outras ciências humanas, como a Psicologia e a Linguística. Assim, a leitura das instituições, sua forma, objetivo e função social se denomina como “Movimento institucionalista”, e reflete a análise e a definição do conceito de instituições a partir de dois pontos de vista:
1. Análise socioinstitucional ou socioanálise, influenciada pela perspectiva do materialismo histórico.
2. A sociopsicanálise (L’ABATTE, 2003).
Por outro lado, a sociologia das instituições, a teoria das comunicações sociais e a sociopsicologia constituem-se como campos de análise, nos quais as teorias socioinstitucionais, por exemplo, podem figurar, mas não se constituem como uma única leitura teórica.