Engenheiro de São Paulo inventa máquina que “fabrica” água
Falta de água, racionamento e calor são temas que preocupam o governo paulista nos últimos meses, em meio à maior crise hídrica da história. Para um inventor de Valinhos, a 85 km de São Paulo, a solução para esses problemas veio, literalmente, do ar, com a criação da Wateair.
A água produzida – que passa por um sistema de purificação que elimina as bactérias – é tão limpa que seu uso inicial foi em máquinas de hemodiálise. Para ser consumida, ela precisa passar por um segundo filtro, que adiciona sais minerais à solução.
Tudo o que a Wateair precisa para funcionar é estar ligada na tomada. Quanto mais úmido estiver o ambiente, mais ela produz. Porém, se a umidade cair a menos de 10%, ela para de funcionar. Isso elimina o risco de deixar um ambiente fechado muito seco. No dia mais seco deste ano em São Paulo, o nível chegou a 19%. [...]
O inventor explica que, como os componentes da máquina são importados e a demanda ainda é pequena, os custos são elevados. “Tudo é encomendado e praticamente não existe nada feito em linha de produção”, afirma.
A menor máquina, que produz 30 litros por dia com a umidade relativa do ar a 80%, custa R$ . A maior, que chega a litros por dia, é vendida por R$ 350 mil.
O inventor diz que a procura pela máquina aumentou exponencialmente nos últimos meses.
O ciclo da água é de fundamental importância no processo desenvolvido pelo engenheiro paulista. A transformação da água mencionada no texto é
A
fusão.
B
evaporação.
C
liquefação.
D
solidificação.
E
condensação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
B. Evaporação
Respondido por
1
Resposta:
Letra B.
B) Evaporação.
Espero ter ajudado ;)
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás