Engenheiro austríaco desenvolve sistema que usa água para armazenar energia
(...) O primeiro elemento básico do sistema é a hidroeletricidade de armazenamento bombeado, uma tecnologia já existente em países com grandes cadeias de montanhas. Isso é um ingrediente fundamental para o sistema funcionar, pois ele precisa de uma grande elevação de um entre dois diferentes reservatórios em relação ao nível do mar.
Outro elemento essencial é uma grande quantidade de água. Quando há excedente de energia produzida, esse excedente é usado para bombear a água do reservatório mais baixo para o mais alto. Quando se necessita de mais energia, a água do reservatório mais alto é despejada nas turbinas e a energia é gerada.
Disponível em: . Acesso em: 30 de maio de 2019.
Considere o sistema descrito na notícia: a noite, quando sobra energia, é feito um bombeamento de água de um lago de grandes dimensões para um reservatório à 80 m do nível do lago. Durante o dia, esta água é utilizada para gerar energia em uma turbina localizada 80 m abaixo do reservatório elevado. Considerando que a vazão de água é sempre 5000 litros/s (tanto na entrada do reservatório quanto na saída) e que os rendimentos da bomba e da turbina são 70%, qual a potência (em kW) necessária na bomba e a potência (em kW) recuperada na turbina.
Dados: O diâmetro da tubulação é sempre o mesmo ao longo do sistema (d = 0,5 m); g = 10 m/s2; γ = 9810 N/m3.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Resposta:
eu fiz a resolução só não tenho certeza se está correta, espero ter ajudado, abraços.
Explicação:
Anexos:
carlinhoshz:
alguem pode ajudar ?
Perguntas interessantes