História, perguntado por vannadeassis439, 11 meses atrás

Enfraquecida pelas lutas internas e pelas consequências do expansionismo, a República cedeu lugar ao império na Roma antiga. Em relação à ordem imperial, afirma-se que:

a) a concentração dos poderes de Otávio, nos primeiros momentos do Império, respondia pelas necessidades da nobreza senatorial em dispor de um governo capaz de sufocar a anarquia e as rebeliões de escravos.
b) a organização do Império contou com expressiva participação popular, haja vista a importância que o Partido Democrático ocupou na queda do regime republicano.
c) o Império nasceu no interior da grave crise econô- mica que caracterizou os últimos tempos da Repú- blica, crise provocada pelas derrotas de Roma nas guerras pela conquista da Itália.
d) a criação do Império, obra elaborada pelo Primeiro Triunvirato, representou o produto da vontade dos generais no sentido de criar um governo capaz de controlar a crise social do final da República.
e) as bases do Império foram, politicamente falando, sustentadas pelo poder dos camponeses romanos, principais interessados na existência de uma ordem que lhes assegurasse o domínio da terra.

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermelim4
18
alternativa A
"a concentração dos poderes de Otávio, nos primeiros momentos do Império, respondia pelas necessidades da nobreza senatorial em dispor de um governo capaz de focar a anarquia e as rebeliões de escravos."
Respondido por makmorales
10

Letra A: após ser enfraquecidas por lutas internas e por seu expansionismo, a República Romana desapareceu, surgindo então o Império Romano, onde a concentração de poderes de Otávio Augusto, o Imperador, foi evidente e concreta.

Na prática foi Otávio Augusto que coagiu toda a elite senatorial romana a permanecer no poder, já que possuía tropas leais que havia bancado e aumentado por iniciativa própria, seguindo o legado que César lhe deixara.

Abraços!

Perguntas interessantes