Biologia, perguntado por damarisguedes1996, 5 meses atrás

“Enfim, podemos concluir que nada na vida é totalmente livre de riscos, assim não seria diferente com relação aos transgênicos e, por isso, devemos estabelecer um divisor de águas entre as pesquisas desenvolvidas e os aspectos de biossegurança e bioética que envolvem o tema. Para tanto, acreditamos que as pesquisas jamais podem parar, seria um verdadeiro “enterro” de toda evolução científica no decorrer dos tempos, mas devem agir com as cautelas devidas para maior compreensão do assunto. Paralelamente, faz-se necessário que organizações públicas, como também toda a sociedade, desenvolvam campanhas educacionais para informar a população do que sejam os transgênicos, suas vantagens e suas desvantagens, para que quando tivermos de escolher entre o consumo de um produto transgênico e um produto não transgênico possamos fazer de uma maneira coerente e estruturada” (OMETTO; TOLEDO, 2004).
OMETTO, V.; TOLEDO, S. Transgênicos e Embrapa. Conpedi: UNIMEP, 2004.



Considerando o texto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No contexto de regulamentação do manejo e consumo de OGMs, o Estado deve mediar os conflitos envolvendo os interesses produtivos e as demandas sociais, visando o bem comum.

PORQUE

II. Sem um processo de negociação amplo e aberto, envolvendo comunidade científica, sociedade civil organizada e setores produtivos, a tomada de decisões sobre OGMs não será reconhecida como legítima defesa dos interesses do bem comum a ser protegido.

Escolha uma opção:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.

Soluções para a tarefa

Respondido por pabloeqbio
0

A produção dos transgênicos é um tema polêmico e gera muitos debates na sociedade. Sendo assim, cabe ao Estado agir como mediador e regulamentador das questões relacionadas aos OGMs, promovendo um processo de negociação amplo e aberto, envolvendo todos os interessados e sempre pautado na bioética e na biossegurança. Sendo assim, podemos afirmar que as duas asserções são verdadeiras e que a segunda justifica a primeira.

O que são os OGMs?

O termo "OGM" é a sigla dada aos Organismos Geneticamente Modificados, ou seja, àqueles organismos que tiveram sua composição genética modificadas através das técnicas de biotecnologia, mais especificamente através da técnica do DNA recombinante.

A principal razão da modificação genéticas nesses organismos é trazer vantagens para a sua utilização e produção, como torná-los mais resistentes e possibilitar a sua produção em larga escala. Apesar disso, os transgênicos são alvo de calorosos debates em toda a sociedade, discutindo principalmente a segurança do seu consumo e os impactos que podem causas à saúde humana a longo prazo.

Entenda mais sobre alimentos transgênicos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7433058

#SPJ1

Perguntas interessantes