Energia fotovoltaica e eólica se complementam para atender a variação diária na carga do Sistema Interligado Nacional
A maioria das fontes de geração de energia elétrica do país não apresenta variação substancial na potência ao longo do dia, exceto as gerações fotovoltaica e eólica. Nessas duas há diferença substancial entre o máximo e mínimo de geração durante o dia e entre os dias, em função da energia disponível pelo Sol e pelo vento, respectivamente.
Para a energia solar fotovoltaica essa variação é óbvia, pois há incidência de radiação solar apenas durante o fotoperíodo, aumentando entre o nascer do sol e o meio-dia astronômico do local onde está instalado o equipamento, e redução até o pôr do sol.
A geração de energia eólica, por sua vez, depende da velocidade do vento, uma vez que os equipamentos dispõem de dispositivos para se posicionar perpendicularmente à direção deste, visando o melhor aproveitamento de sua energia.
Com relação a esse texto, é possível aferir que:
A
Uma das desvantagens das duas fontes de energia renováveis solar e eólica em relação às outras fontes é o fato de apresentarem variação na potência ao longo do dia, em função da energia disponível pelo Sol e pelo vento, respectivamente.
B
As duas fontes de energia renováveis solar e eólica citadas no texto não apresentam nenhuma desvantagem em relação às outras fontes de energia, renováveis ou não.
C
Essas duas fontes de energia não são renováveis e causam vários problemas ambientais, pois produzem e liberam no ambiente vários poluentes e podem causar desequilíbrios nos ecossistemas e esgotar os recursos naturais.
D
Pelo fato de as energias fotovoltaica e eólica se complementarem, só é possível instalar uma usina eólica junto com uma usina fotovoltaica, pois uma depende da outra para funciona
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
acho que é a letra A
anonimo4218:
cacetada
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás