Energia eólica já abastece mais de 30% do Nordeste O vento forte que não para de soprar fez da pequena Icaraí de Amontada, na costa oeste do Ceará, uma ilha de usinas eólicas. Elas geram energia elétrica usando a força dos ventos. Ali, para qualquer lado que se olhe, modernas e gigantescas torres de quase 150 metros de altura – do tamanho de um prédio de 42 andares – destoam do cenário rústico da antiga vila de pescadores, com suas dunas, praias e lagoas. Reduto de atletas estrangeiros praticantes de kitesurf e windsurf, a comunidade, de 2,4 mil habitantes, entrou para a lista dos melhores ventos do Brasil e ajudou a elevar a participação da energia eólica para mais de 30% do consumo do Nordeste. PEREIRA, Renée. Energia eólica já abastece mais de 30% do Nordeste. O Estado de S. Paulo .19 jun. 2016. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2016. A ampliação da produção de energia eólica no Nordeste brasileiro faz parte de um projeto ligado à ideia de desenvolvimento sustentável. Entretanto, podem existir contestações à implantação desse tipo de fonte energética motivadas porLeitura Avançada A-remoções de comunidades nativas prejudicadas por não receberem indenizações. B-prejuízos sociais causados pela exploração de mão de obra semiescrava dentro das usinas. C-demissões de funcionários devido à queda na demanda das empresas energéticas tradicionais. D-custos elevados para a produção energética, gerando aumento de impostos locais e gastos para o poder público. E-i mpactos ambientais advindos de alterações nas estruturas costeiras e nas rotas migratórias de pássaros.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Acerca da implantação da energia eólica em regiões nordestinas, de forma cada vez mais evidente, está correta a letra C-demissões de funcionários devido à queda na demanda das empresas energéticas tradicionais.
Por intermédio da instalação de tal forma de obtenção energética, é evidente que ocorrerá profundas alterações diante do processo produtivo, fazendo com que as áreas que anteriormente necessitavam de mão de obra mais especializada, percam tal demanda com o passar do tempo.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Direito,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás