Energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo. Compare os valores das energias de ionização sucessivas dos átomos dos elementos Na e Mg e explique, utilizando a teoria do octeto, porque o íon de sódio é Na+ e o íon de magnésio é Mg²+?
Dados da tabela:
Na Z=11
Mg Z=12
Energia de ionização sucessivas dos átomos de sódio e magnésio:
Energias de ionização
Elemento E1 (Kcal/mol) E2 (Kcal/mol) E3 (Kcal/mol)
Na 118 1091 1453
Mg 175 345 1838
Soluções para a tarefa
Resposta:
Observando os dados das energias de ionização é possível compreender alguns fatores quanto a característica iônica do sódio e do magnésio. O sódio , que por sua vez forma um cátion monovalente, possui energias de ionização altas a partir da E2, já que, ele possui apenas 1 elétron na camada de valência com menos interação. Sendo assim, pode-se concluir que, já que o sódio, em seu nível mais externo possui 1e-, este é mais fácil de retirar, a partir desta retirada se "exclui" uma "camada" e se aproxima mais da interação com o núcleo, tornando a E2 e as demais energias muito mais altas e difíceis de realizar.
Na= 1s2 2s2 2p6 3s1
No caso do magnésio, que forma um cátion divalente, possui 2e- de valência, e partindo do mesmo pensamento do sódio, ele conseguirá "abrir mão" de dois elétrons que estão na camada de valência, e a partir da E3 em diante dificultaria pois estaria avançando mais próximo do núcleo afetando a estabilidade dos níveis eletrônicos (regra do octeto).
Mg= 1s2 2s2 2p6 3s2