História, perguntado por Yakisobaraivoso6127, 2 meses atrás

(Enem) Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada e que atacá-lo é sacrilégio. O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém. Coletânea de Documentos Históricos para o 1° grau. São Paulo: SE/CENP,1978. A afirmação acima, realizada por Jacques Bossuet, pretende legitimar o poder real e, nesse sentido, se aproxima da (o) a) pensamento de Thomas Hobbes para o qual o poder real adveio de um pacto social. B) da teoria política de Maquiavel para quem o rei não precisa ser religioso, mas aparentar ser. C) crença medieval do poder de cura dos reis por meio da realização de milagres. D) filosofia aristotélica que defende o caráter religioso de todo poder político terreno. E) discurso patriarcal da sociedade europeia em que o rei está associado ao pai e os súditos aos filhos

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardospagnolo
0

Jacques Bossuet foi responsável pela teoria absolutista do Direito Divino dos Reis, no qual afirmava que os governantes (monarcas) eram a representação do poder de Deus na Terra, e seus súditos que desobedecerem suas ordens devem ser repreendidos, tal qual um filho desobedece às ordens de seu pai. Portanto, a alternativa que aproxima-se do pensamento de Jacques está expressa na letra E).

Análise das Afirmativas sobre Jacques Bossuet

a) Está INCORRETA, pois apesar de Hobbes defender o absolutismo, o filósofo inglês não reconhecia o direito divino de governar dos reis.

b) Está INCORRETA, pois Maquiavel não defendia o caráter religioso de um rei. Para Maquiavel, o governo de um soberano deveria estar livre de amarras religiosas, entendendo que ele precisa saber corroborar com a tanto com a crueldade quanto com a bondade.

c) Está INCORRETA, pois não está corroborando com a ideia de governo do monarca.

d) Está INCORRETA, pois a filosofia aristotélica a respeito de um governo ideal está baseada se o governante irá atender o bem comum, e não baseia-se em caráter religioso.

e) Está CORRETA, pois o caráter religioso e patriarcal está de acordo com as ideias de Bossuet, pois ao ver o monarca como um representante do poder divino na Terra, os súditos devem segui-lo como filhos de Deus.

Saiba mais sobre "Jacques Bossuet" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/680223

#SPJ4

Perguntas interessantes