(ENEM) "Tendo encorodo o besto do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora a página - não para esquecê- -Io, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus." Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul. No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um legado a) populista, que favorecia a cooptação de dissidentes políticos. b) totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais. A) segregacionista, que impedia a universalização da cidadania. d) estagnacionista, que disseminava a pauperização social. e) fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.H12 conforme tabelas das páginas 8 e 9. ^ y
Soluções para a tarefa
A resposta é a letra C:
C) segregacionista, que impedia a universalização da cidadania.
Embora a escravidão tenha acabado deste o século XIV, o preconceito e o racismo eram ainda muito presentes em todo o mundo, inclusive na África do Sul, onde desde 1948 havia sido implementada a política de apartheid, que era a separação de negros e brancos, impedindo deles frequentarem os mesmos lugares ao mesmo tempo.
Assim, o texto fala sobre o fim do apartheid na África do Sul, eliminando assim as políticas racistas de segregação por diferenciação de cor que continuavam a acontecer na África.
(ENEM) "Tendo encorodo o besto do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora a página - não para esquecê- -Io, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus." Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul. No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um legado.
a) populista, que favorecia a cooptação de dissidentes políticos.
b) totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais.
c) segregacionista, que impedia a universalização da cidadania.
d) estagnacionsta, que disseminava a pauperização social.
e) fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.H12 conforme tabelas das páginas 8 e 9. ^ y
Resposta: c) segregacionista, que impedia a universalização da cidadania.