(ENEM) Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador do Rei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza.
Coroação do Rei do Congo em Santo Amaro. Bahia apud DEL PRIORE, M Festas e utopias no Brasil colonial.
In: CATELLI JR., R. Um olhar sobre as festas populares brasileiras. São Paulo: Brasiliense 1994 (adaptado).
Originária dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de
a) exclusão social.
b) imposição religiosa.
c) acomodação politica.
d) supressão simbólica.
e) ressignificação cultural.
Soluções para a tarefa
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Resposta:
a alernativaa corre ta é E)
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Resposta:
Letra E
Explicação:
O Congado ou festa da Coroação do Rei do Congo é uma manifestação cultural que existe desde o período colonial em várias partes do Brasil. Tal festa tinha uma grande participação de escravos que faziam uma representação dos reinos existentes na África sincretizados com cultos religiosos católicos europeus. A congada contribuía para uma ressignificação cultural de tradições africanas, ou seja, misturavam-na a tradições europeias para serem melhores aceitas na sociedade branca escravista.
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