Biologia, perguntado por Henrique0811, 1 ano atrás

(Enem)Quando um reservatório de água é agredido ambientalmente por poluição de origem doméstica ou industrial, uma rápida providência é fundamental para diminuir os danos ecológicos. Como o monitoramento constante dessas águas demanda aparelhos caros e testes demorados, cientistas têm se utilizado de biodetectores, como peixes que são colocados em gaiolas dentro da água, podendo ser observados periodicamente. Para testar a resistência de três espécies de peixes, cientistas separaram dois grupos de cada espécie, cada um com cem peixes, totalizando seis grupos. Foi, então, adicionada a mesma quantidade de poluentes de origem doméstica e industrial, em separado. Durante o período de 24 horas, o número de indivíduos passou a ser contado de hora em hora. Os resultados são apresentados abaixo. Pelos resultados obtidos, a espécie de peixe mais indicada para ser utilizada como detectora de poluição, a fim de que sejam tomadas providências imediatas, seria 

a) a espécie I, pois sendo menos resistente à poluição, morreria mais rapidamente após a contaminação.b) a espécie II, pois sendo a mais resistente, haveria mais tempo para testes.

c) a espécie III, pois como apresenta resistência diferente à poluição doméstica e industrial, propicia estudos posteriores.

d) as espécies I e III juntas, pois tendo resistência semelhante em relação à poluição permitem comparar resultados.

e) as espécies II e III juntas, pois como são pouco tolerantes à poluição, propiciam um rápido alerta.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por lya2018
46
A espécie de peixe mais indicada para ser utilizada como detectora de poluição seria a especie |, como são menos resistententes a poluição, quando esses peixes começassem a diminuir já seria sinal de poluição para ser tomadas as previdencias rapidamente antes que atinja as outras espécies.
Respondido por LarissaMoura3
37

a) a espécie I, pois sendo menos resistente à poluição, morreria mais rapidamente após a contaminação.

Ao observar os gráficos, é possível perceber que a espécie I não sobrevive e morre bem rápido, tanto nos poluentes industriais quanto nos domésticos. Também percebe-se que a espécie II morre ao ser exposta a esses poluentes, mas sobrevive ainda por um período de até 24 horas. A espécie III é a mais resistente, em que alguns indivíduos ainda conseguem sobreviver após o período de observação.

A pesquisa objetiva encontrar a melhor espécie para detecção da poluição e finalização do problema mais rápido.

Bons estudos!

Perguntas interessantes