Filosofia, perguntado por massademiojo36, 10 meses atrás

Enem) Quando refletimos sobre a questão da justiça, algumas associações são feitas quase intuitivamente, tais como a de equilíbrio entre as partes, princípio de igualdade, distribuição equitativa, mas logo as dificuldades se mostram. Isso porque a nossa sociedade, sendo bastante diversificada, apresenta uma heterogeneidade tanto em termos das diversas culturas que coexistem em um mundo interligado como em relação aos modos de vida e aos valores que surgem no interior de uma mesma sociedade.

CHEDIAK, K. A pluralidade como ideia reguladora: a noção de justiça a partir da filosofia de Lyotard. Trans/Form/Ação, n. 1, 2001 (adaptado).


A relação entre justiça e pluralidade, apresentada pela autora, está indicada em:

A) A complexidade da sociedade limita o exercício da justiça e a impede de atuar a favor da diversidade cultural.
B) A diversidade cultural e de valores torna a justiça mais complexa e distante de um parâmetro geral orientador.
C) O papel da justiça refere-se à manutenção de princípios fixos e incondicionais em função da diversidade cultural e de valores.
D) O pressuposto da justiça é fomentar o critério de igualdade a fim de que esse valor tome-se absoluto em todas as sociedades.
E) O aspecto fundamental da justiça é o exercício de dominação e controle, evitando a desintegração de uma sociedade diversificada.

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardadud1n1
23

Resposta:

Alternativa B

Explicação:

A letra B est correta, pois "[...]as dificuldades se mostram. Isso porque a nossa sociedade, sendo bastante diversificada [...]" logo, a pluralidade não permite que a justiça seja um instrumento generalizador, em função das especificidades de cada grupo em uma mesma sociedade, tornando-a, portanto, mais delicada e complexa.

Respondido por larissamagrani
2

De acordo com o texto, a diversidade cultural e de valores torna a justiça mais complexa e distante de um parâmetro geral orientador (B).

A diversidade cultural

A miscigenação é um elemento primordial que define a população típica do Brasil. A mistura entre índios, africanos e portugueses é nítida tanto no aspecto físico quanto na cultura do País.

O Brasil é um território rico em manifestações culturais e apresenta uma diversidade considerável de culturas e hábitos.

Nele, há grupos variados, de diferentes crenças, modos de pensar e de se portar no mundo. Por isso, a justiça torna-se necessária para proteger todos os grupos e garantir sua autonomia.

Saiba mais sobre a diversidade em: brainly.com.br/tarefa/14624114

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes